-
Hubert Damisch e Stephen Bann: uma conversa
- Voltar
Metadados
Descrição
Discípulo de Merleau-Ponty e Pierre Francastel, Hubert Damisch (1928) marca presença decisiva na renovação epistemológica da disciplina história da arte, franqueando-a às contribuições da psicanálise, da filosofia, da antropologia e da semiótica, e conferindo a ela inédita envergadura teórica, para muito além das demarcações tradicionais de competência que a separam da teoria da arte. Tendo sido músico de jazz na juventude e se dedicado inicialmente ao cinema antes de se voltar às artes visuais, manteve sempre uma perspectiva teórica forte da história da arte, visando um campo diversificado de interesses - a pintura, a estética, a arquitetura, a literatura, a fotografia, o cinema. Autor de livros fundamentais como Théorie du nuage: pour une histoire de la peinture (Paris: Seuil, 1972), L’Origine de la perspective (Paris: Flammarion, 1987), Le Jugement de Pâris: iconologie analytique, (Paris: Flammarion, 1992), Un Souvenir d’enfance par Piero della Francesca (Paris: Seuil, 1997) e La Dénivelée: à l’épreuve de la photographie (Paris: Seuil, 2001), Damish produziu reflexão crucial sobre a lógica da imagem, nos oferecendo uma prática nada convencional da história da arte, marcada pelo livre trânsito metodológico entre a arte do passado e a do presente. Foi professor na École Normale Supérieure e depois na École des Hautes Études en Sciences Sociales. A entrevista a seguir, concedida a um grupo de teóricos e críticos, entre eles, Stephen Bann, historiador da arte e um dos editores da Oxford Art Journal, apareceu, originalmente, em número especial dessa publicação [vol. 28, n. 2, 2005, p. 157-181], tendo resultado de seminário dedicado à obra de Damisch, promovido pela revista, em parceria com a Tate Britain, em outubro de 2003. Além de Stephen Bann, entrevistaram Hubert Damisch Margaret Iversen, John Goodman, Stephen Melville e Yve-Alain Bois.||Having studied with Merleau-Ponty and Pierre Francastel, Hubert Damisch (1928) raises as a key figure in the epistemological renewing of the disciplinary field of art history, having opened it up for the contributions of psychoanalysis, philosophy, anthropology and semiotics, while assigning to it a unique theoretical scope – far beyond the traditional jurisdictions that have set apart art history from the concerns of the theory of art. A jazz musician in his youthful, and attracted firstly by film before being driven towards visual arts, Damisch have always claimed a theoretical density for the field of art history, where he would work from a multifarous horizon of interests – painting, architecture, literature, photography, ethnology. He has produced a crucial reflexion on the logics of image, being author of referential studies on the subject, such as Théorie du nuage: pour une histoire de la peinture (Paris: Seuil, 1972), L’Origine de la perspective (Paris: Flammarion, 1987), Le Jugement de Pâris: iconologie analytique, (Paris: Flammarion, 1992), Un Souvenir d’enfance par Piero della Francesca (Paris: Seuil, 1997) and La Dénivelée: à l’épreuve de la photographie (Paris: Seuil, 2001). His oeuvre shows a singular and unconventional way of dealing with art history, marked by his methodological freedom to move with boldness between the art of the present and the past. Damisch has teached at École Normale Supérieure and afterwards at École des Hautes Études en Sciences Sociales. This interview, given to a group of art historians, theoreticians and art critics, and conducted mostly by the art historian Stephen Bann, editor of Oxford Art Journal, originally appeared in a special issue of this publication [vol. 28, n. 2, 2005, p. 157-181], as a result of a conference dedicated do Hubert Damisch’s work. The conference was promoted by the journal in partnership with Tate Britain, in October 2003. Besides Stephan Bann, the discussions also involved the participation, as interviewers, of Margaret Iversen, John Goodman, Stephen Melville and Yve-Alain Bois.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Damisch, Hubert | Bann, Stephen
Data
15 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/117618 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.117618
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Hubert Damisch, Stephen Bann
Fonte
ARS (São Paulo); v. 14 n. 27 (2016); 16-53 | ARS; Vol. 14 Núm. 27 (2016); 16-53 | ARS; Vol. 14 No. 27 (2016); 16-53 | 2178-0447 | 1678-5320
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion