-
O Cobrador com Relato de Ocorrência: a escrita ferozcinematográfica de Rubem Fonseca||The Taker with Report of Occurrence: The Ferociouscinematographic writing of Rubem Fonseca
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo apresenta uma breve análise dos contos Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência e O Cobrador, ambos de Rubem Fonseca, tendo como foco principal a discussão do entrelaçamento do discurso literário a partir de elementos caros à linguagem cinematográfica de tonalidade documental e do discurso midiático televisivo hegemônico até o momento da escritura dos referidos contos. O recorte teórico utilizado advém majoritariamente das ideias de Robert Stam (2008), Pellegrini et al. (2003). A constatação dessa reflexão sinaliza que os textos de Fonseca são profundamente marcados pelo diálogo com aspectos e elementos da produção midiática e cinematográfica que gerou um texto híbrido, cambiante entre o literário e o cinematográfico, o que aumenta a força discursiva da sua narrativa, que na qualidade de representante da contemporaneidade é, sobretudo, visual, se cogitarmos nos termos de Pellegrini (2003). Conclui-se que a escrita dos contos é embebida de um viés fortemente cinematográfico.||This paper presents a brief analysis of the short stories Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência and O Cobrador, by the brazilian author Rubem Fonseca. The main focus is on the discussion of literary discourse intertwining from relevant elements of movie language and the hegemonic television midiatic discourse by the time of the aforementioned tales. The theoretical approach stems from the ideas of Robert Stam (2008) and Pellegrini et al. (2003). This reflection indicates that Fonseca texts are deeply marked by dialogue with respect to some aspects and elements of the media and film production that have generated a hybrid text, alternating between the literary and the cinematographic language what increases the discursive power of his narrative, which in contemporary representation is primarily visual, if we base our thought on Pellegrini (2003) work. It can be concluded that these short stories are embedded with a strong cinematographic bias.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vitoriano, Helciclever Barros da Silva | Gomes, André Luís
Data
23 de novembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/111847 | 10.11606/issn.1984-1124.v0i16p34-49
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista Criação & Crítica
Fonte
Revista Criação & Crítica; No 16 (2016); 34-49 | Revista Criação & Crítica; n. 16 (2016); 34-49 | Revista Criação & Crítica; No. 16 (2016); 34-49 | Revista Criação & Crítica; Núm. 16 (2016); 34-49 | 1984-1124
Assuntos
Short story | Chronicle | Cinema | Media | Rubem Fonseca. | conto | crônica | cinema | mídia | Rubem Fonseca | Literatura comparada
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares