-
Orlando and the cinematic rewriting of gender||Orlando e os gêneros reescritos no cinema
- Voltar
Metadados
Descrição
O escritor Jorge Luís Borges dizia que reescrevemos obras literárias em vez de simplesmente nos alinharmos a determinadas ascendências literárias que moldariam novos textos. Inspirados nesta afirmativa que nega a mera influência direta, podemos pensar a versão cinematográfica pós-moderna como um outro locus de reescrituras, marcada por elementos como ironia, performatividade em cena e caráter excessivo no cenário e no figurino dos personagens. Tais características da produção cinematográfica colaboram para o questionamento das relações de gênero, sexo e corpos no filme Orlando, de Sally Potter (1992), inspirado no livro homônimo de Virgínia Woolf, Orlando - uma biografia (1928). Este artigo tem por objetivo perscrutar acréscimos ao texto literário e elementos próprios da pós-modernidade acionados pela produção de Potter, reconfigurando a narrativa original e, mais que isso, fundindo um novo texto. A discussão teórica será articulada a partir dos trabalhos a respeito da pós-modernidade de Frederic Jamenson (1984), Jean-François Lyotard (1993), e Andreas Huyssen (2010), do gênero como uma tecnologia de poder de Teresa de Lauretis (1994), e como construção performática de Judith Butler (2010), além das reflexões sobre representação e cinema de Robert Stam e Ella Shohat. Esperamos, por fim, contribuir para a análise de um caso concreto de aproximação entre Feminismo e Pós-Modernismo.||Jorge Luis Borges, the author, said we rewrite literary works rather than simply align ourselves to certain literary forefathers that would shape new texts. Inspired by this statement that denies the mere direct influence, we think of the postmodern film version as another rewriting locus, marked by elements such as irony, performary and exaggerated character in the scenery and costumes of the characters. Such characteristics of film production collaborate to the questioning of gender relations, gender and bodies in Orlando, Sally Potter’s film (1992), which is inspired by Virginia Woolf´s book, Orlando - a biography (1928). This article aims to scrutinize additions to the literary text and elements of postmodernity triggered by Potter’s production, reconfiguring the original narrative and merging a new text. The theoretical discussion will be articulated with bodies of works about postmodernity such as Frederic Jameson (1984), Jean-François Lyotard (1993) and Andreas Huyssen (2010), the genre as a power technology Teresa Lauretis (1994) and as performative construction according to Judith Butler (2010); in addition, there will be reflections on representation and film by Robert Stam and Ella Shohat. We hope to eventually contribute to the analysis of a case of convergence between Feminism and Postmodernism.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alencar de Gois, Edma Cristina
Data
23 de novembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/111848 | 10.11606/issn.1984-1124.v0i16p50-60
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista Criação & Crítica
Fonte
Revista Criação & Crítica; No 16 (2016); 50-60 | Revista Criação & Crítica; n. 16 (2016); 50-60 | Revista Criação & Crítica; No. 16 (2016); 50-60 | Revista Criação & Crítica; Núm. 16 (2016); 50-60 | 1984-1124
Assuntos
Postmodernism | Feminism | Genre | Body | Pós-modernidade | Feminismo | Gênero | Corpo. | Literatura e cinema
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares