Descrição
Este artigo reflete sobre os vários planos narrativos no longa Ventos de Agosto (Gabriel Mascaro, 2014) e como a diegése ficcional é interrompida por imagens sensivelmente documentais, representando uma ruptura em sua cadência narrativa. Para isso, analisa algumas operações necessárias à ficção clássica em um discurso cinematográfico - como a figurativização, o apagamento do suporte e a criação diegética - e de que forma elas não se concretizam em muitos momentos do filme, em que há uma aproximação às características que tendem ao documental. Por fim, busca compreender a obra como um discurso híbrido, resultado de um entremeio narrativo.||This study reflects on the multiple narrative plans in the movie Ventos de Agosto (August Winds, Gabriel Mascaro, 2014) and how the fictional diegesis is interrupted by significantly documentary images, representing a disruption in its narrative cadence. With this purpose, we analyze some operations required to the classic fiction in a cinematographic discourse - such as figurativization, erase of the support and diegetic creation – and how they are not materialized in many moments of the film, in which there is a great approach to the characteristics that tend to documentary. Finally, we aim to understand the movie as a hybrid discourse, the result of an intermediate narrative space.