Descrição
Esse artigo pretende identificar nas produções audiovisuais feitas por Saul Bass (1920-1996) para o cinema a lógica da remixabilidade (Manovich, 2005) e entender como as tecnologias digitais podem contribuir para a hibridização de elementos de diferentes mídias na linguagem audiovisual. A partir da análise dos créditos de abertura do filme Casino (Martin Scorsese, 1995) e da relação com estudos de Lev Manovich (2005; 2007; 2008), Lucia Santaella (2007) e Arlindo Machado (1997) pretende-se apontar como o remix foi potencializado com as tecnologias digitais de manipulação de sons e imagens.||This article aims to identify in the audiovisual productions made by Saul Bass (1920-1996) for the cinema the logic of remixability (Manovich, 2005) and understand how digital technologies can contribute to the hybridization of different media elements in audiovisual language. From the analysis of the open titles of the Casino (Martin Scorsese, 1995) and the relationship with the studies of Lev Manovich (2005; 2007; 2008), Lucia Santaella (2007) and Arlindo Machado (1997) is intended to point out how the remix was boosted by digital technologies of image and sound manipulation.