-
A Presença da Viola Caipira na Missa Caiçara de Kilza Setti: aspectos objetivos e subjetivos||The presence of the viola caipira in Kilza Setti’s Missa Caiçara: objective and subjective aspects
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo analisa a Missa Caiçara da compositora brasileira Kilza Setti, enfocando sua escolha de incluir a viola caipira entre os instrumentos frequentemente utilizados neste gênero musical. São discutidos alguns aspectos objetivos e subjetivos do processo composicional da obra, com objetivo de esclarecer os procedimentos técnicos e estilísticos usados por sua autora. Entre os aspectos objetivos encontra-se o emprego de elementos musicais específicos encontrados na música das comunidades de pescadores, como acordes rasqueados da viola caipira e motivos rítmicos derivados do fandango português. Em caráter mais subjetivo Kilza presta homenagem a São Gonçalo, santo louvado pela comunidade pesqueira pela proteção a mulheres inférteis e prostitutas, citando uma melodia tradicionalmente cantada em suas festas. Devido à pequena quantidade de trabalhos existentes sobre a Missa Caiçara de Kilza Setti, as principais fontes utilizadas foram uma entrevista realizada com a compositora em 2016, sua pesquisa de Doutorado acerca da música das comunidades caiçaras e a Dissertação de Mestrado de José Luiz Chamorro Ribalta sobre a peça, além da partitura e gravação da música em questão.||This article analyzes the Brazilian composer Kilza Setti’s Missa Caiçara (Caiçara Mass), focusing on the fact that the viola caipira (peasant viola) was widely used in this piece, along with other instruments that are frequently employed in this musical genre. Some objective and subjective aspects of the compositional process of this piece are discussed here, as an attempt to clarify the technical and stylistic procedures used by the musician in her oeuvre. Among the objective aspects is the employment of specific musical elements typically found in the fishing communities’ music. Two of them are strumming chords and rhythmic motives that derive from the Portuguese fandango. On a more subjective tone Kilza pays tribute to São Gonçalo by quoting tunes that were traditionally sang in folk festivities. São Gonçalo is a saint who is worshipped by the fishing communities for protecting infertile married women and prostitutes. Due to the limited amount of publications on Kilza Setti’s Missa Caiçara, the main sources used were: an interview with the composer, which occurred in 2016; Kilza’s Doctoral research about the coastline communities’ music; José Luiz Chamorro Ribalta’s Masters Dissertation about Missa caiçara, and the score and recording of the piece itself.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Eliana Monteiro
Data
16 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/120349 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120349
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Eliana Monteiro Silva
Fonte
Revista da Tulha; v. 2 n. 1 (2016); 42-59 | Revista da Tulha; Vol. 2 No. 1 (2016); 42-59 | Revista da Tulha; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 42-59 | 2447-7117
Assuntos
Viola Caipira | Missa Caiçara | Kilza Setti | Mulheres Compositoras | Música Brasileira. | Viola Caipira | Missa Caiçara | Kilza Setti | Women Composers | Brazilian Music.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion