-
Um olhar sobre a tradição e o moderno nas Orquestras de Violeiros||An overview of the tradition and the modern in the “violeiro’s orchestra”
- Voltar
Metadados
Descrição
Em meio ao recente movimento cultural da viola caipira, destacam-se as Orquestras de Violeiros. Desde a criação pioneira da Orquestra de Violeiros de Osasco, em 1967, dezenas de agrupações musicais semelhantes surgiram e se espalharam pela região centrosul do Brasil. Trata-se de uma formação musical composta por vários violeiros, com repertório constituído majoritariamente pelo conhecido cancioneiro caipira. Participam das Orquestras instrumentistas de diferentes faixas etárias, escolaridade, sexo, formação musical, origens e contextos sociais, reunidos em torno da cultura e valores caipiras, com o objetivo de manutenção da tradição, aprendizado do instrumento e transmissão de técnicas de viola. As Orquestras têm sido guardiãs do repertório e da tradição da viola, contribuindo para a sobrevivência da música sertaneja raiz à margem da indústria fonográfica. Por outro lado, elas trazem consigo inovações na linguagem musical do repertório caipira, através de novos arranjos instrumentais orquestrados. Conclui-se que as Orquestras engendram uma forma muito particular de sociabilidade, onde se encontram a tradição e o moderno, o rural e o urbano. Constituem-se, ao mesmo tempo, em espaços de renovação do instrumento e preservação da memória e valores da cultura rural. Representam, enfim, uma síntese das transformações recentes da viola caipira. Tendo em vista a enorme quantidade de violeiros que hoje participam das Orquestras, torna-se essencial um mapeamento e investigação aprofundada sobre esse fenômeno. Este trabalho apresenta um panorama dessas agrupações musicais no Brasil e reflexões que sirvam de base para uma pesquisa que vise à compreensão dos aspectos sociais e musicológicos das Orquestras.||In the middle of the recent cultural movement of the “viola caipira”, the orchestras of Violeiros stand out. Since the pioneering creation of the Osasco’s “Violeiros Orchestra” in 1967, dozens of similar musical ensembles have sprung up and spread throughout centralsouthern Brazil. It is a musical formation composed by several players of “viola caipira”, with repertoire constituted mainly by the well-known country songbook. Participating in the orchestras instrumentalists of different ages, scholarity, gender, musical formation, origins and social contexts, gathered around the culture and values of the country, with the objective of maintaining tradition, learning the instrument and transmitting viola’s techniques. The Orchestras have been guards of the repertoire and the tradition of the viola, contributing to the survival of the old music “sertaneja” in the margins of the music industry. On the other hand, they carry with them innovations in the musical language of the country repertoire, through new orchestrated instrumental arrangements. It is concluded that Orchestras engender a very particular form of sociability, where the tradition and the modern, the rural and the urban are found. They are, at the same time, spaces for the renewal of the instrument and preservation of the memory and values of rural culture. They represent, in short, a synthesis of the recent transformations of the “viola caipira”. In view of the large number of “violeiros” who participate in the Orchestras today, an in-depth investigation and mapping of this phenomenon is essential. This work presents an overview of these musical groups in Brazil and reflections that serve as a basis for a research that aims at understanding the social and musicological aspects of Orchestras.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marques, Luiz Antonio Barbosa Guerra
Data
16 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/120516 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120516
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Luiz Antonio Barbosa Guerra Marques
Fonte
Revista da Tulha; v. 2 n. 1 (2016); 77-91 | Revista da Tulha; Vol. 2 No. 1 (2016); 77-91 | Revista da Tulha; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 77-91 | 2447-7117
Assuntos
Tradição | Viola Caipira | Orquestra de Violeiros | Tradition | Viola Caipira | Violeiros Orchestra
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion