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A afinação “pelas três” da viola fandangueira de Morretes no estado do Paraná||“PELAS TRÊS” TUNING ON THE VIOLA FANDANGUEIRA FROM MORRETES IN PARANÁ
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Metadados
Descrição
O presente artigo trata de um estudo sobre o fandango do município de Morretes, no Estado do Paraná (PR), tendo como marco teórico da pesquisa a obra A arte de pontear viola (2002), do Professor Doutor Roberto Nunes Corrêa. A esta pesquisa soma-se um estudo descritivo do processo de autoaprendizagem, desenvolvido pelo próprio pesquisador, a respeito da afinação “pelas três” da viola fandangueira do povo do Nhundiaquara. O fandango de Morretes se diferencia dos demais fandangos caiçaras por constituir formas de improviso, afinação das violas e formas diferentes de bater o tamanco na dança tradicional da cultura. Foram encontradas informações divergentes descritas na literatura de referências históricas e respeitadas, como o Professor Roberto Corrêa, autoridade que trouxe para o cenário brasileiro o registro das afinações da viola fandangueira. A principal ocorrência da contradição que será apontada ao longo do texto, é a forma com que o autor relata em seu livro (pág. 38) a afinação utilizada pelo violeiro Waldemar Cordeiro, sendo que a afinação apresentada como a “pelas três” no livro do autor é a afinação “pelo meio”, tradicional afinação conhecida na Ilha dos Valadares, Paranaguá (PR). As informações que contrapõe os relatos do autor são oriundas do Dossiê de Registro do Fandango Caiçara: Expressões de um Sistema Cultural, publicado, em dezembro de 2011, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O presente artigo tem como intenção registrar, com respeito às obras anteriormente publicadas, a afinação chamada “pelas três” de maior incidência no fandango morretense, corrigindo um equívoco na importante literatura apresentada, a fim de cooperar com o reconhecimento cultural e disseminação do conhecimento tradicional do fandango caiçara brasileiro. Por fim, aponta-se para necessidade de pesquisas futuras no sentido de entender quais são as técnicas de execução que diferenciam a viola no sistema “pelas três” dos demais.||This article is a study of the Brazilian Viola used in Fandango of Morretes, State of Parana (PR), with the research’s theoretical framework A Arte de Pontear Viola (2002), by Professor Roberto Nunes Corrêa . Its added a descriptive presentation of the self-learning process, developed by the researcher, about viola fandangueira’s tuning called “pelas três”, typical in the Nhundiaquara people. Morretes’s fandango differs from other caiçaras fandangos by have singing improvisations, particular viola’s size and tunning and peculiarities in their tap dance. It was found conflicting informations from those described in the historical and respected references literature, such as the Professor Roberto Correa book, authority that brought to the public the written record of several tunings and, among them, the ways to tune the viola fandangueira. The main contradiction pointed in the text, is the way that the author describes the “pelas três” tunning (p.38). Correa (2002) attributes this tuning to the guitarist Waldemar Cordeiro uses; however, this musician plays in “pelo meio” tuning, traditional way of play known on the Valadares Island, Paranaguá (PR). The information that counteracts Roberto Corrêa reports are from the “Dossiê de Registro do Fandango Caiçara: Expressões de um Sistema Cultural” published by the “Institute of Historical and Artistic Heritage National” (IPHAN).. This communication is intended to registrer, with respect to the previously published works, the tuning called “pelas três” correcting a mistake in the important literature presented. It intends, also, to register the viola’s construction particularities that took place in Morretes, to cooperate with the cultural recognition and dissemination of traditional knowledge of the Brazilian caiçara fandango. Finally, it points to the need for further to understand what are the techniques that differentiates the viola in the system “pelas três” from the others.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pedrosa, Frederico Gonçalves
Data
5 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/120527 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120527
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Frederico Gonçalves Pedrosa
Fonte
Revista da Tulha; v. 2 n. 2 (2016); 177-199 | Revista da Tulha; Vol. 2 No. 2 (2016); 177-199 | Revista da Tulha; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 177-199 | 2447-7117
Assuntos
Viola fandangueira | “Pelas Três” tuning | Self-learning. | Viola fandangueira | Afinação “Pelas Três” | Autoaprendizagem.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion