Descrição
Neste trabalho busco refletir sobre a estética da viola instrumental no Brasil nas últimas décadas. Essa reflexão parte da identificação de elementos que foram incorporados nesse universo, apontando para um processo acentuado de modernização pelo qual passa o instrumento desde entornos dos anos 1980. O trabalho edifica a fundação de uma linguagem renovada da viola sobre a obra de quatro violeiros compositores tidos como referência: Almir Sater, Tavinho Moura, Ivan Vilela e Heraldo do Monte. Abordo também algumas questões históricas uma vez que esse movimento recente de retomada da viola nos meios urbanos é também um processo importante da trajetória do instrumento desde sua chegada no Brasil, ainda no século XVI.||In this paper I bring some discussion on the aesthetics of the instrumental music made for viola caipira in Brazil during the last decades. This reflection is based on the identification of elements that have been incorporated in this universe, pointing to an accentuated process of modernization through which the instrument passes since around the 1980s. This work builds the foundation of a renewed viola language on the work of four composers/violeiros considered as references: Almir Sater, Tavinho Moura, Ivan Vilela and Heraldo do Monte. I also address some historical issues, since this recent movement of retaking the viola in urban environments is also an important process of the trajectory of the instrument since its arrival in Brazil, in the 16th century.