-
Refletir sobre a Educação por meio da Experiência pelo Lúdico e a Criação de Brinquedos/Objetos com (re)Uso
- Voltar
Metadados
Descrição
RESUMO: O presente artigo integra a dissertação "O Professor e a construção de brinquedos em sala de aula: experiências no brincar e criar com materiais de (re)uso e sua contribuição na constituição do sujeito" [1] e apresenta parte da produção pautada em pesquisa na qual investigamos o professor partindo de suas vivências pessoais, bem como suas práticas em sala de aula, para refletirmos sobre a importância do brincar e do criar para além do entreter por meio do objeto/artefato/brinquedo construído com materiais de (re)uso, partindo de sua infância até o mundo adulto. Embora constarmos o quanto as brincadeiras, enraizadas na infância, podem alimentar e inspirar o criar enquanto adultos, esta investigação buscou emergir no sentido amplo da experiência e o (re)uso. Adotamos o caráter histórico-estrutural e dialético, não somente enquanto significados, mas em todo o devir nos diversos meios culturais. Almejamos, dessa forma, através da (re)invenção constante do ser humano presente no ato de brincar, justificar a importância do material de (re)uso utilizado como mediação entre o professor e a criança, bem como na construção das relações interpessoais, por meio das quais podemos observar o quão relevante podem ser como práticas educacionais.[1] Dissertação para obtenção do titulo de mestrado em Educação, Linha de pesquisa: "˜A Constituição do Sujeito no Contexto Escolar' com orientação da Profª Drª Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira Lopes, Luiz Fernando
Data
24 de junho de 2015
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/396 | 10.33871/23580437.2015.2.1.118-130
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Fonte
International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium; Vol. 2 No. 1 (2015); 118-130 | Art&Sensorium; v. 2 n. 1 (2015); 118-130 | Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium; Vol. 2 Núm. 1 (2015); 118-130 | 2358-0437
Assuntos
Ensino de Artes | Constituição do sujeito | Prática Pedagógica | Brinquedos | Material de (Re)uso.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa de caráter histórico-estrutural e dialético