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TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES: TECENDO FIOS DE MEMÓRIA
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Metadados
Descrição
RESUMO: Este estudo discute a reconstrução de histórias de vida dos tempos de alfabetização, de alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Piauí, em pesquisa realizada em 2013. Delineia o panorama de experiências educacionais, enfocando concepções e a significação dos tempos e modos escolares, vivenciados pelos colaboradores. Deriva do questionamento: que significação a trajetória escolar da alfabetização traz para futuros professores no âmbito da prática pedagógica? Analisa a significação e relevância dessa trajetória para o desenvolvimento da prática pedagógica caracterizando os efeitos desse percurso em espaços e contextos escolares diversos, descrevendo diferentes concepções teóricas que se manifestam no bojo da Nova História Cultural e reflete sobre os relatos de memória dos sujeitos na dinâmica dos processos de história da educação nacional e regional. Estudo bibliográfico e de campo fundamentado nas concepções teóricas de autores como: Le Goff (2003); Halbwachs (1990); Bosi (2004); Tardif (2002); Pimenta (2005); Imbernón (2010), entre outros. Utilizou-se de metodologia de abordagem qualitativa, aplicando questionários com 30 alunos, e amostra composta de apenas seis alunos, três homens e três mulheres. Conclui-se que a significação da trajetória alfabetizadora aponta para práticas pedagógicas repetitivas resultado de um ensino fragmentado e aligeirado, não permitindo aos indivíduos refletirem sobre as diferentes dimensões da aprendizagem. Almeja-se que este trabalho se constitua como um instrumento de reflexão acerca da relevância do estudo com memórias de pessoas comuns como elemento possibilitador de uma práxis significativa.
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
SOUSA, ROSANGELA PEREIRA; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Data
16 de março de 2015
Formato
Idioma
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 15, n. 1 (2014): Plures Humanidades
Assuntos
educação | Trajetória Formativa. Memória. Alfabetização