Descrição
Pretende-se discutir a divulgação, cada vez maior, de relatos de experiência pelos educadores em todas as áreas do conhecimento relacionadas ao ensino, considerando-os, muitas vezes, como pesquisa, e, no nosso caso, como pesquisa em educação musical. Com isso, questiona-se: os relatos de experiência não são trabalhos considerados científicos? Qual a sua contribuição para a área? Quais são as diferenças e semelhanças entre relato de experiência, pesquisa-ação e estudo de caso? Como podemos estruturar um relato de experiência? Para responder tais questões foi necessário iniciarmos com a verificação da situação do campo através da análise do quadro de teses e dissertações (de 1970 a 2010), dos Anais dos Congressos Nacionais da ABEM e da Revista da ABEM (de 2001 a 2011). Discutimos em seguida alguns aspectos do estudo de caso e da pesquisa ação, e finalizamos com uma reflexão sobre relato de experiência, incluindo sua definição, usos, indicações de estruturação, cuidados a serem tomados e redação.