Descrição
O presente trabalho se insere nas discussões sobre escola e relações Étnico-Raciais e se propõe a apresentar resultados de estudos exploratórios sobre a as limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica, na escola, tomando como referência sentidos atribuídos pelas educadoras aos trabalhos sobre relações Étnico-Raciais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como pesquisadora da prática educativa e por observar que os aspectos culturais trabalhados na escola, sobretudo no que se refere a relações raciais são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, o que provoca, muitas vezes, um tratamento desse aspecto como algo exótico, folclórico, superficial e até mesmo de forma preconceituosa, desconsiderando que tais relações estão na base da formação do povo brasileiro. É uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no Centro Integrado de Educação Altino Cosme de Cerqueira, no município de Ipiaú/BA. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma que atua em sala de aula e a outra na direção, e a análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada de professores, reelaboração do currículo escolar a fim de melhor compreender o mito da democracia racial e suas implicações na atualidade.