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A Escrita Cinematográfica de Mário de Andrade. Amar, Verbo Intransitivo, uma Lição de Amor à Literatura Brasileira||A Escrita Cinematográfica de Mário de Andrade. Amar, Verbo Intransitivo, uma Lição de Amor à Literatura Brasileira
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Metadados
Descrição
In this paper we analyze some of the ethical and aesthetic aspects of the Brazilian literary narrative in Mário de Andrade’s novel Amar, Verbo Intransitivo (1927) and compare it with changes and shifts that took place in the national modern cinematography as represented by Eduardo Escorel’s film Lição do Amor (1979). The aim to present Mário de Andrade as a mediator of the avant-garde discourse adopted by the modern national discourse. Example of that constitutes an incorporation of the cinematographic technique of above mentioned neorealist novel enacting local tensions of the bourgeois culture. This study comes to the conclusionthat such novel is of the utmost importance for us both to understand the esthetics of the heroic moment in Brazilian literary modernism, and to unveil ethical features of Mário de Andrade’ s social thinking in the 1920s. Another possible conclusion points to the importance of the dialogue between Brazilian modernist literature and the modern national cinema in one of the fundamental adaptations of the heroic moment of the Cinema Novo during the 1960s.||Analisamos alguns aspectos da reconfiguração ética e estética da narrativa literária brasileira no romance Amar, verbo intransitivo (1927), de Mário de Andrade, em comparação com as transformações do cinema moderno nacional no filme Lição de Amor (1975), dirigido por Eduardo Escorel. O objetivo é perceber Mário de Andrade como mediador de discursos das vanguardas modernas adaptados ao discurso literário nacional, como a incorporação da técnica cinematográfica neste romance neorrealista que encena as configurações locais das tensões fragmentárias da cultura burguesa. A conclusão é que este livro é de suma importância para compreendermos a estética do momento heroico do modernismo literário brasileiro, assim como para desvelar traços éticos do pensamento social de Mário de Andrade nos anos 1920; pudemos ainda concluir sobre a importância do diálogo entre a literatura modernista brasileira e o cinema moderno nacional numa das adaptações fundamentais do pós momento heroico do cinema novo nos anos 1960.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Novaes, Claudio Cledson
Data
12 de dezembro de 2015
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Fonte
FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program; No. 15 (2015); 56-67 | FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria; Núm. 15 (2015); 56-67 | FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária; n. 15 (2015); 56-67 | 1983-4373
Assuntos
Mário de Andrade | Modernidade | Literatura | Cinema | Mário de Andrade | Modernity | Literature | Cinema
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion