-
House’s creative destruction: Order and disorder under the guise of security||Destrucción creativa de House: orden y desorden bajo el disfraz de la seguridad||Destruição criativa de House: Ordem e desordem sob o disfarce de segurança
- Voltar
Metadados
Descrição
We are presenting here a reading of House, a popular television medical drama, through the prism of the imaginary. This show juggles with reality and fiction in such a way that it is sometimes difficult for us to make a distinction between what we know about the medical environment and what images and words suggest. House’s main and eponymous character, Dr Gregory House, appeals to the viewer through his ambivalence. Indeed, he is both obnoxious – often spiteful, callous and unsympathetic towards his patients, his close friends and colleagues, always flouting hospital rules – and captivating in the practice of his profession as well as in the relationships he maintains with the members of his team. This ambivalence makes him the author of a “creative destruction”, which takes us from one world of feelings to another, using our emotions. Thus a dialogical process takes place, which can be perceived using the framework of interpretation provided by imaginary sociology, in particular its structures elaborated by Gilbert Durand.||En este trabajo es presentada la lectura de la serie House, un programa popular de tema médico televisivo, a través del prisma del imaginario. La atracción transita entre la ficción y la realidad de tal forma que, a veces, es difícil de distinguir entre lo que sabemos del ambiente hospitalario y qué imágenes y palabras sugiere. El personaje principal epónimo de House, Dr. Gregory House, apela al espectador por su ambivalencia. En verdad, él es irritante –muchas veces maldadoso, insensible y antipático con sus pacientes, sus amigos próximos y colegas, siempre burlando las reglas del hospital– y cautivando por la práctica de su profesión, así como por las relaciones que mantiene con los miembros de su equipo. Esta ambivalencia hace de él el autor de la “destrucción creativa” que nos lleva del mundo de los sentimientos a otro, usando las emociones. De esa forma, el proceso dialógico ocurre, lo que puede ser percibido usando el encuadramiento de la interpretación promovida por la sociología del imaginario, en particular las estructuras elaboradas por Gilbert Durand.||Neste trabalho é apresentada a leitura da série House, um programa popular de tema médico televisivo, através do prisma do imaginário. Essa atração transita entre a ficção e a realidade de uma forma que, às vezes, é difícil fazer a distinção entre o que sabemos do ambiente hospitalar e que imagens e palavras sugere. O personagem principal epônimo de House, Dr. Gregory House, apela para o espectador pela sua ambivalência. Na verdade, ele é irritante - muitas vezes maldoso, insensível e antipático com os seus pacientes, seus amigos próximos e colegas, sempre burlando as regras do hospital - e cativando pela prática da sua profissão bem como nas relações que ele mantém com os membros da sua equipe. Essa ambivalência faz dele o autor da "destruição criativa''. que nos leva do mundo dos sentimentos a outro, usando as emoções. Dessa forma, o processo dialógico ocorre, o que pode ser percebido usando o enquadramento da interpretação promovida pela sociologia do imaginário, em particular as estruturas elaboradas por Gilbert Durand.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Houdayer, Hélène
Data
26 de maio de 2015
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20892 | 10.15448/1980-3729.2015.1.20892
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Revista FAMECOS
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 22 No. 1 (2015); 81-93 | Revista FAMECOS; Vol. 22 Núm. 1 (2015); 81-93 | Revista FAMECOS; v. 22 n. 1 (2015); 81-93 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2015.1
Assuntos
Fiction | Reality | Mental picture | Fiction | Ficción | Realidad | Imagen mental | Ficción | Ficção | Realidade | Imagem mental | Ficção
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion