-
The data, APIs and toolkit in the production of information of social relevance (news)||Datos, API y toolkit en la producción de información de relevancia social (noticias)||Dados, APIs e toolkit na produção de informação de relevância social (notícias)
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to analyze the current context of Application Programming Interface (API) technology, with focus in External API (Public API or Open API) by news organizations. The adoption of API has been considered a technological strategy that introduces innovation processes in media groups. This technological approach allows the public access to data, increase the distribution of journalistic information and transparency which improves the credibility of organizations. However, there is not a pattern strategic in the use of API adopted by news organizations and the external developers have used various technologies, named toolkit, to store, process, analyze and visualize data. The study cases were The New York Times, The Guardian, NPR and, ESPN.||El artículo tiene como objetivo analizar el actual contexto de la tecnología Application Programming Interface (API), enfocado en API públicas o abiertas utilizadas por organizaciones de noticias. La adopción de API es considerada una estrategia tecnológica que introduce procesos de innovación en grupos de media. Esta tecnología permite que el público acceda a datos, aumentando la distribución de la información periodística y la transparencia, mejorando la credibilidad de las organizaciones. Por lo pronto, no hay un patrón estratégico en el uso de API adoptado por las organizaciones de noticias y también en el uso de toolkit (conjunto de herramientas) por desarrolladores externos, con el objetivo de almacenar, procesar, analizar y visualizar datos. Fueron analizados los vehículos de The New York Times, The Guardian, NPR y ESPN.||O artigo tem como objetivo analisar o atual contexto da tecnologia “Application Programming Interface (API)”, com foco em APIs Públicas ou Abertas utilizadas por organizações noticiosas. A adoção de API é considerada uma estratégia tecnológica que introduz processos de inovação em grupos de mídia. Essa tecnologia permite que o público acesse dados, aumentando a distribuição da informação jornalística e a transparência, melhorando a credibilidade das organizações. Entretanto, não há um padrão estratégico no uso de API adotado pelas organizações de notícias e também no uso de toolkit (conjunto de ferramentas) por desenvolvedores externos, com o objetivo de armazenar, processar, analisar e visualizar dados. Foram analisados os veículos The New York Times, The Guardian, NPR e ESPN.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima Junior, Walter Teixeira
Data
15 de junho de 2015
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/19811 | 10.15448/1980-3729.2015.2.19811
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Revista FAMECOS
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 22 No. 2 (2015); 31-47 | Revista FAMECOS; Vol. 22 Núm. 2 (2015); 31-47 | Revista FAMECOS; v. 22 n. 2 (2015); 31-47 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2015.2
Assuntos
News | Journalism | API | Journalism | Noticias | Periodismo | API | Periodismo | Notícias | Jornalismo | API | Jornalismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion