-
Christian letters as community media: what Paul of Tarsus can teach about popular communication?||Cartas cristianas como media comunitaria: ¿qué puede enseñar sobre comunicación popular Paulo de Tarso?||Cartas cristãs como mídia comunitária: o que Paulo de Tarso pode ensinar sobre comunicação popular?
- Voltar
Metadados
Descrição
Is can indicate aspects of community media in Christian letters of the apostle Paul of Tarsus? What elements make it possible to understand and discuss some prospect of collective and community interest in the epistles that won the world, more than 20 centuries after elaborate? This is reflective objective of this text. For this, in addition to community communication concepts, and contextualizing scenario in which the pauline letters were produced and disseminated, the text works with the conceptual references of Journalism presented by Tobias Peucer (2004) and Otto Groth (1966). Beyond to an agenda of themes focused to the interests of groups that dialogued, the letters of the Christian apostle played a pedagogical and reflective role to their communities that the writings were directed. Elements show that the habit of sending letters, thereby, also helping specifically in the function - militant, religious and community - the apostle. The conceptual discussion presented here is not intended to any dogmatic apology dogmatic/ proselytist, but rather a reflection associative with one of the traditional brands of Journalism: the collective interest, always sought in the editorial productions, are those for which segment or social group to which they are intended.||¿Es posible indicar aspectos de media comunitaria en las cartas cristianas del apóstol Paulo de Tarso? ¿Cuáles elementos posibilitan comprender y discutir alguna perspectiva de interés colectivo y comunitario en las epístolas que conquistaron el mundo, después de más de 20 siglos de elaboradas? Este es el objeto reflexivo del presente texto. Para ello, además de los conceptos de comunicación comunitaria, y una contextualización del escenario en el que las cartas paulinas fueron producidas y divulgadas, el texto trabaja con las referencias conceptuales del periodismo, presentadas por Tobias Peucer (2004) y Otto Groth (1966). Más allá de una agenda de temas orientados hacia los intereses de los grupos con los que dialogaba, las cartas del apóstol cristiano desempeñaban un papel pedagógico y reflexivo para las respectivas comunidades a las cuales dichos escritos eran dirigidos. Los elementos revelan que el hábito de enviar cartas, de este modo, también ayudaba concretamente en la función –militante, religiosa y comunitaria– del apóstol. El debate conceptual que aquí se presenta no apunta hacia alguna apología dogmática/proselitista, antes bien, se orienta hacia una reflexión asociativa con una de las marcas tradicionales del periodismo: el interés colectivo, siempre buscado en las producciones editoriales, sin importar para qué segmento o grupo social éstas son destinadas.||É possível indicar aspectos de mídia comunitária nas cartas cristãs do apóstolo Paulo de Tarso? Quais elementos possibilitam compreender e discutir alguma perspectiva de interesse coletivo e comunitário nas epístolas que ganharam o mundo, mais de 20 séculos depois de elaboradas? Este é o objetivo reflexivo do presente texto. Para isso, além dos conceitos de comunicação comunitária, e uma contextualização do cenário em que as cartas paulinas foram produzidas e divulgadas, o texto trabalha com as referências conceituais do Jornalismo apresentadas por Tobias Peucer (2004) e Otto Groth (1966). Para além de uma agenda de temas voltados aos interesses dos grupos com que dialogava, as cartas do apóstolo cristão desempenhavam um papel pedagógico e reflexivo para as respectivas comunidades a que os escritos eram dirigidos. Elementos revelam que o hábito de enviar cartas, deste modo, também ajudava concretamente na função – militante, religiosa e comunitária – do apóstolo. O debate conceitual aqui apresentado não visa qualquer apologia dogmática/proselitista, mas antes uma reflexão associativa com uma das marcas tradicionais do Jornalismo: o interesse coletivo, sempre buscado nas produções editoriais, sejam estas para qual segmento ou grupo social a que são destinadas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Kossar Furtado, Kevin Willian | Gadini, Sérgio Luiz
Data
8 de setembro de 2015
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20241 | 10.15448/1980-3729.2015.4.20241
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Revista FAMECOS
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 22 No. 4 (2015); 1-18 | Revista FAMECOS; Vol. 22 Núm. 4 (2015); 1-18 | Revista FAMECOS; v. 22 n. 4 (2015); 1-18 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2015.4
Assuntos
Community media | Christian letters | Theories of Journalism | Community media | Media comunitaria | Cartas cristianas | Teorías do Periodismo | Media comunitaria | Mídia comunitária | Cartas cristãs | Teorias do Jornalismo | Comunicação popular
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion