-
Música Ubíqua no Colégio de Aplicação da UFRGS e Centro de Tecnologia Acadêmica e Ciência Cidadã Jr: transversalidades em pesquisa em ensino ensino e pesquisa em música ubíqua
- Voltar
Metadados
Descrição
Em 2014 as ações de ensino e pesquisa em m´usica ubiqua no CAp – Colégio de Aplicação da UFRGS – realizadas desde 2012, estão sendo realizadas em conjunto com o CTAjr - Centro de Tecnologia Acadˆemica e Ciˆencia Cidad˜a Junior da UFRGS – projeto implementado no CAp em parceria com Instituto de Fíısica, o Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia. Este in´ıcio de parceria se d´a atrav´es de alguns focos comuns de interesse centrados em açõoes multidisciplinares de pesquisa e ensino entre ciencias, tecnologia e m´usica, e est˜ao sendo conduzidas em conjunto pelas disciplinas de M´usica, F´ısica e Matem´atica atrav´es de disciplinas curriculares eletivas e de Iniciac¸ ˜ao Cient´ıfica oferecidas aos alunos do Ensino M´edio do CAp. As ac¸ ˜oes conjuntas e interesses comuns entre o projeto de pesquisa e ensino em M´usica Ub´ıqua no CAp e o CTA jr centram-se nos aspectos comuns de pesquisa inter-relacionados e transversalizados durante os encontros semanais das diciplinas Eletivas e de IC. V´arios pontos em comum entre o Projeto de Pesquisa em M´usica Ub´ıqua no CAp e o CTAjr conduziram a realizac¸ ˜ao desta parceria que se incia, como: a promoc¸ ˜ao da Ciˆencia Cidad ˜a como instrumento de ensino e pesquisa envolvendo professores e alunos de todos os n´ıveis de ensino, do fundamental ao superior; a promoc¸ ˜ao do acesso, do uso, compartilhamentoe desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias livres e acesso universal (que podem ser livremente usadas, estudadas, fabricadas e distribu´ıdas por todos), dosoftware e hardware livres; a criac¸ ˜ao de reposit´orios de experimentos e instrumentos cient´ıficos, educacionais e musicais; a atuac¸ ˜ao de forma colaborativa nos projetos e documentac¸ ˜ao p´ublica, promovendo a manutenc¸ ˜ao e utilizac¸ ˜ao por diferentes usu´arios; a criac¸ ˜ao uma rede de utilizac¸ ˜ao das tecnologias de acesso universal e recursos educacionais abertos e prot´otipos produzidos na forma de instrumentos cient´ıficos e educacionais; a elucidac¸ ˜ao de aspectos cient´ıficos da m´usica. Aqui pretendemos pontuar alguns potenciais aspectos dessa parceria, das possibilidades e transversalidades entre as ac¸ ˜oes de pesquisa e ensino, seus desdobramentos cient´ıficos, tecnol´ogicos, art´ısticos, humanos, educacionais, e refletir sobre o processo de construc¸ ˜ao desse trabalho em conjunto, sobre o processo dial´ogico de discuss˜ao dos conceitos, temas e interesses envolvidos, e sobre as ações pr´aticas das pesquisas desenvolvidas pelos alunos e professorespesquisadores.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
De Lima, Maria Helena | Brandão, Rafael | Keller, Damián | Pezzi, Rafael | Pimenta, Marcelo S. | Lazzarini, Victor | Costalonga, Leandro | Depaoli, Flávio | Kuhn, Carlos
Data
2 de julho de 2015
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Cadernos de Informática; v. 8 n. 4 (2014): Anais do 5o. Workshop em Música Ubíqua (V UbiMus 2014); 45-45 | 1519-132X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion