Descrição
Based on Derrida’s theory, the article treats the body as a text full of spoken, unspoken and embodied words. In the same way the gestures and no-gestures are words of a corporal speech revealing the person’s writing.|| O argumento do artigo, com base na teoria derridiana, trata o corpo como um texto pleno de palavras ditas, não ditas e encarnadas. Assim também os gestos e não gestos são palavras de um discurso corporal revelador da escritura do sujeito. Segundo o autor, a palavra, no âmbito do artístico, precisa se libertar dos parâmetros da linguagem e da gramática e se transformar em potência do humano. Nesse contexto, o pesquisador-artista teria vantagem sobre os cientistas-pesquisadores porque a criação sempre foi seu instrumento de intervenção. Mas, mesmo nesse âmbito, não se trata de criar outras palavras para além do léxico que prevalece. A proposta é criar novas conexões. O que importa agora não é estar preso nem ao conteúdo do que foi dito, nem na tradução ou interpretação fiel das palavras. Pouco importa o ato de dizer ou não dizer. O que interessa é a capacidade da transformar as palavras e inventar dispositivos que potencializem as multiplicidades de projetar/promover respostas transformadas em enigmas.