Descrição
A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografie||From the second half of the 1940s and more so in the 1950s, Brazilian photography renewed itself, initially within the photoclub circuits, in particular the Foto Cine Clube Bandeirantes in São Paulo, and later in the context of Brazilian constructivist movements. In this scenario, stands out the work of entomologist and photographer José Oiticica Filho (1906-1964). Analyzed here is his photographic production, its close relationship to his scientific research and methods as well as his encounter with the Brazilian Concrete and Neoconcrete Movements. Addressed also is the proximity of his work to the post-second World War German photography, particularly the fotoform and subjektive fotografie groups.