Descrição
O presente artigo deseja observar como os cartazes de corridas de carros, notadamente os desenhados pelo artista francês Géo Ham, conseguem engendrar, em sua poética da imagem automobilística, um tipo de imagem estática que faça menção ao movimento de forma quase cinematográfica, chamada aqui de movimento-cristal. Utilizando-se o arcabouço teórico de Gilles Deleuze e do Groupe μ, o objetivo aqui é verificar como essas mise en scènes postas pelos cartazes são construções portemanteau que unem em uma representação imagética tanto a imagem-movimento, como a imagem-tempo e, o mais importante, que esse portemanteau é a representação gráfica do movimento-cristal e crucial para o pensamento de uma poética das artes imagéticas focadas no automobilismo e no esporte. ||This article wants to observe how the car racing posters, notably those drawn by French artist Géo Ham, can engender, in his poetic image of the automobile, a kind of static image that mentions the almost cinematic form of movement, called here moving-crystal. Using the theoretical framework of Gilles Deleuze and Groupe μ, the goal here is to see how these posters’ mise en scènes are portemanteau constructions that unite in a imagetic representation both movement-image as the time-image and, most important, that portemanteau is the graphical representation of the movement-crystal and it is crucial to the poetic thought of imagery arts focused on racing and sports.