Descrição
É tarefa de professores com habilitação em Licenciatura em Pedagogia oferecer aos leitores na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as obras de literatura para esse segmento de público, numa atividade denominada mediação de leitura. O artigo parte de reflexões do autor sobre a docência no referido curso, em especial, sobre o componente curricular de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Literatura Infantil, para problematizar o fato de o grande investimento da disciplina ser em questões primárias acerca da literatura infantil, as quais se desdobram em tópicos como o estatuto da literatura infantil e a necessidade de sua manutenção no contexto escolar e a natureza educativa da literatura, para além da função utilitário-pedagógica que a escola e as práticas de leituras promovidas por ela muitas vezes procuram evidenciar. Tal contexto se complexifica quando se considera que acadêmicos e acadêmicas dos Cursos de Pedagogia, na sua maioria, são egressos do Curso Normal (Magistério), questão que o autor acrescenta às discussões, já que representa um encaminhamento sobre leitura literária e formação do leitor que muitos especialistas consideram superado, mas, quando observado, no dia a dia da formação do educador, trata-se de situação recorrente. As considerações do artigo são colocadas em diálogo com coordenadas teóricas de Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), Vera Beatriz Sass (2001, 2007), Marta Morais de Costa (2017), Michèle Petit (2013), Antonio Candido (2021), Regina Zilberman (2005), Rildo Cosson (2006, 2014), Bartolomeu Campos de Queirós (2019), Jorge Larrosa (2014), entre outros.