-
Quando o corpo fala: mapeamento de gestos emblemáticos na Comunidade de Prática Quilombola Castainho, Garanhuns – PE
- Voltar
Metadados
Descrição
A presente pesquisa estuda a descrição dos gestos emblemáticos em um contexto intracultural. Os emblemas são os tipos de gestos que podem ser realizados com ou sem a presença da fala, pois apresentam significação própria e podem funcionar como um enunciado (KENDON, 2004). Esta pesquisa está embasada na teoria da Sociolinguística Cognitiva, vertente linguística que emerge da necessidade de se reconhecer a natureza socialmente interativa da linguagem e que está interessada em estudar as múltiplas relações conceptuais existentes entre linguagem e cultura (SILVA, 2009). Portanto, o objetivo deste trabalho é catalogar e organizar, em forma de banco de dados, os gestos emblemáticos realizados no Português Brasileiro ainda não descritos nem categorizados nos estudos de gestos. A proposta metodológica é inspirada nos trabalhos desenvolvidos por Matsumoto e Hwang (2013), que catalogam e comparam os gestos emblemáticos entre diferentes grupos culturais. O corpus deste trabalho é formado por 25 gestos de maior frequência de ocorrência no Português Brasileiro, cujo significado e contexto de uso foram avaliados metalinguisticamente por 08 falantes oriundos da comunidade de prática Quilombola Castainho, em Pernambuco. Os resultados obtidos nos mostraram que existem variantes para um dado gesto, ou seja, emblemas diferentes assumindo um mesmo significado. Além disso, foi possível verificar que há diferentes significações atribuídas a um mesmo gesto; registramos 109 variantes e 50 variações de significado, respectivamente. Por fim, a disponibilização do banco de dados, que contém todos os registros, possibilita o desenvolvimento de futuros trabalhos sobre os gestos emblemáticos, o que contribui para a inserção de mais um tema relevante de pesquisa dos estudos descritivistas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Paulo Henrique Alves da | Oliveira, Fernando Augusto de Lima | Tenório, Thaise do Santos
Data
16 de fevereiro de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Revista Diálogos; v. 11 n. 2 (2023): VARIEDADES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS; 178-203 | 2319-0825
Assuntos
Sociolinguística cognitiva | linguagem gestual | gestos emblemáticos | análise intracultural
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado pelos pares", "Exige resumo em Língua Estrangeira"