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Bakhtin, alterity and education: notes on dialogically oriented pedagogies||Bakhtin, alteridade e ensino: notas sobre pedagogias dialogicamente orientadas
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Metadados
Descrição
In Dialogic Origin and Dialogic Pedagogy of Grammar, Bakhtin (2013) reports a teaching experience of the Russian language to high-school students, mobilizing the Circle’s theoretical and methodological framework, which contemplates philosophical and formative aspects based on alterity, responsivity, creativity and authorship. Aligned to the philosophical basis of dialogical pedagogies, the purpose of this article is to discuss the pedagogical stances present in the aforementioned text, seeking to seeking to contribute to the body of research on the productivity of alterity in dialogically oriented pedagogies To do so, we conduct a literature review on the interface of the Bakhtinian thought with teaching, dialoguing with different researchers through the lenses of alterity philosophy. Then, we establish dialogical relationships among academic works on dialogism and teaching to analyze discursive extracts from Bakhtin’s (2013) text. We identify three pedagogical aims that, more or less explicitly, deal with the me-other relationship in language teaching: the refusal of scholasticism, propelling the unveiling of the expressive being materialized in language; the development of authorship through utterance’s dynamics of subjective encounter; and, lastly, the practice of active listening.
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Em Questões de estilística no ensino da língua, Bakhtin (2013) relata uma experiência de ensino de russo com alunos do ensino médio, mobilizando um arcabouço teórico-metodológico compartilhado com o Círculo, que contempla aspectos filosóficos e formativos de base alteritária, responsiva, criativa e autoral. Em articulação com fundamentos filosóficos de pedagogias alinhadas ao dialogismo, este artigo objetiva discutir posturas pedagógicas registradas na obra em foco, visando a ponderar sobre o lugar e a produtividade da alteridade em pedagogias dialogicamente orientadas. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o pensamento bakhtiniano e o ensino, dialogando com diferentes pesquisadores desde as lentes da filosofia alteritária. Em seguida, estabelecemos relações dialógicas entre os escritos sobre dialogismo e ensino e refletimos sobre recortes discursivos da obra citada. No conjunto da investigação, identificamos três metas pedagógicas que, de modo mais ou menos aparente, trabalham a relação eu-outro no ensino de língua(s): a recusa ao escolasticismo, animando o (re)encontro com o ser expressivo e falante corporificado na linguagem; o desenvolvimento da autoria no e pelo encontro com sujeitos e enunciados; e, por fim, a prática da escuta alteritária.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva Moll, Eduardo | Corrêa di Fanti, Maria da Glória | Primo Delanoy, Cláudio
Data
7 de janeiro de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Revista Diálogos; v. 11 n. 3 (2023): Intercâmbio de Pesquisas - Grupos Bakhtinianos: trocas dialógicas; 134-159 | 2319-0825
Assuntos
Alteridade | Autoria | Dialogismo | Estilística | Pedagogias dialogicamente orientadas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion