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Decolonizing the Brazilian audiovisual and cinema history: representation and participation of Natives, Africans and Afrodescendants||Descolonización de la historiografía audiovisual y cinematográfica brasileña: representación y participación indígena, africana y afrodescendiente||Descolonizar a historiografia do audiovisual e cinema brasileiros: a representação e participação indígena, africana e afrodescendente
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Metadados
Descrição
This article is an attempt to initiate a systematized discussion about the need to decolonize the historiography of the Brazilian audiovisual and cinema, drawing attention to the fact that the canon created through evaluations and choices of films and filmmakers ended up forming a white and, therefore, hegemonic narrative, still embedded in the asymmetrical structure of colonial power and in the subsequent subalternization of the Other. The main objective is to make a contribution to the awareness of the negative, stereotypical and limited representation of indigenous, African and afrodescendant characters, explaining its origins. Furthermore, it aims to encourage further studies that build on the few we already have. To this end, the article brings a panoramic view of existing studies, especially on feature films considered canonical that are based on the portrayals and myths developed in art and literature. Furthermore, the article points to the notable absence of indigenous and afrodescendant filmmakers in historiography and production, but also indicates the current increase in production and the need to give it more critical attention. Thus, it argues that in order to have a decolonial historiography in Brazil it would be necessary to revise the canon and include other epistemologies, in order to adequately include afrodescendant and indigenous production in the future.||Este artículo es un intento de iniciar un debate sobre la necesidad de descolonizar la historiografía audiovisual y cinematográfica brasileña, llamando la atención sobre el hecho de que el canon se creó a través de evaluaciones y selecciones de películas y cineastas eurocéntricos, que acabaron formando una narrativa blanca y, por lo tanto, hegemónica, aún incrustada en la estructura asimétrica del poder colonial y la subsiguiente subalternización del Otro. El objetivo principal del artículo es contribuir a la concienciación sobre la representación negativa, estereotipada y limitada de los personajes indígenas, africanos y afrodescendientes, explicando sus orígenes. Con ello, pretende fomentar estudios más profundos que desarrollen los pocos que tenemos. Para ello, el artículo ofrece una visión general de los estudios existentes, especialmente sobre los largometrajes considerados canónicos, que se basan en los retratos y mitos desarrollados en el arte y la literatura. Además, el artículo señala la notoria ausencia de cineastas indígenas y afrodescendientes en la historiografía y en la producción, pero también indica el aumento de la producción actual y la necesidad de prestarle más atención crítica. Sostiene que para tener una historiografía descolonial en Brasil sería necesario revisar el canon e incluir otras epistemologías para estudiar adecuadamente la producción afrodescendiente e indígena en el futuro.||Este artigo é uma tentativa de iniciar uma discussão sobre a necessidade de descolonizar a historiografia do audiovisual e do cinema brasileiros, chamando a atenção para o fato de que o cânone foi criado mediante avaliações e escolhas de filmes e cineastas eurocêntricos, o que acabou por formar uma narrativa branca e, portanto, hegemônica, ainda embutida na estrutura assimétrica do poder colonial e na subsequente subalternização do Outro. O principal objetivo do artigo consiste em contribuir para a conscientização da representação negativa, estereotipada e limitada de personagens indígenas, africanos e afrodescendentes, explicando suas origens. Com isso, visa incentivar estudos mais aprofundados para desenvolver os poucos que temos. Para tal, o artigo traz uma apresentação panorâmica dos estudos existentes, especialmente sobre longas-metragens considerados canônicos que se baseiam nos retratos e nos mitos desenvolvidos na arte e na literatura. Além disso, o artigo aponta para a notória ausência de cineastas indígenas e afrodescendentes na historiografia e na produção, mas indica também o aumento na produção atual e a necessidade de lhe dar mais atenção crítica. Argumenta que para termos uma historiografia descolonial no Brasil seria necessário revisar o cânone e incluir outras epistemologias para futuramente incluir de maneira adequada a produção afrodescendente e indígena.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Overhoff Ferreira, Carolin
Data
13 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/884 | 10.22475/rebeca.v12n2.884
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Carolin Overhoff Ferreira | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Rebeca - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 12 No. 2 (2023): Rebeca 24 | Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; Vol. 12 Núm. 2 (2023): Rebeca 24 | Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; Vol. 12 No 2 (2023): Rebeca 24 | Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 12 n. 2 (2023): Rebeca 24 | 2316-9230
Assuntos
Cinema brasileiro | Personagens indígenas | Personagens afro-brasileiros | Filmes indígenas e afro-brasileiros | Cinema brasileiro | Personagens indígenas | Personagens afro-brasileiros | Filmes indígenas e afro-brasileiros | Brazilian cinema | Indigenous characters | Indigenous films | Afro-Brazilian films | Brazilian cinema | Indigenous characters | Indigenous films | Afro-Brazilian films | Cine brasileño | Personajes indígenas | Personajes afrobrasileños | Películas indígenas y afrobrasileñas | Cine brasileño | Personajes indígenas | Personajes afrobrasileños | Películas indígenas y afrobrasileñas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Artigo avaliado pelos pares | Texto