-
Reinventing Freire : a necessary utopia for brazilian education||Reinventar Freire: una utopía necesária para la educación brasileña||Reinventar Freire: uma utopia necessária à educação brasileira
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is the result of a research in the scope of the doctorate, of nature qualitative, within the interpretative phenomenological paradigm and intends to reflect on the "Approach of the Freirean Methodology in the initial training of teachers in the city of Recife (PE), and its influence on the teaching practice of these professionals", namely analyze whether Freirean pedagogical modes are studied or worked in the initial process training courses in Pedagogy and other degrees? How these have an impact on your action? For the development of the study was built an online questionnaire, with 40 open and closed questions, with the analysis presented on 86 answers obtained.||El presente artículo es fruto de una investigación en el ámbito del doctorado, de naturaleza cualitativa, dentro del paradigma fenomenológico interpretativo y pretende reflexionar sobre el "Abordaje de la Metodología Freireana en la formación inicial de los profesores, en la ciudad de Recife (PE), y su influencia en la práctica docente de esos profesionales", en particular analizar si los modos pedagógicos freireanos son estudiados o trabajados en el proceso inicial de formación, en los cursos de Pedagogía y otras ¿Licenciaturas? ¿Cómo repercuten éstos en su acción pedagógica? Para el desarrollo del estudio se construyó un cuestionario online, con 40 preguntas abiertas y cerradas, el análisis presentado sobre 86 respuestas.||O presente artigo é fruto de uma pesquisa no âmbito do doutorado, de natureza qualitativa, dentro do paradigma fenomenológico interpretativo e pretende refletir sobre a "Abordagem da Metodologia Freireana na formação inicial dos professores, na cidade do Recife (PE), e sua influência na prática docente desses profissionais", designadamente analisar se os modos pedagógicos freireanos são estudados ou trabalhados no processo inicial de formação, nos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas? Como estes repercutem na sua ação pedagógica? Para o desenvolvimento do estudo construiu-se um questionário online, com 40 perguntas abertas e fechadas, sendo a análise apresentada sobre 86 respostas obtidas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Colares, Valda Maria | Guimarães de Medina, Maria Teresa
Data
6 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8125 | 10.36704/eef.v27i51.8125
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Valda Maria Colares, Maria Teresa Guimarães de Medina
Fonte
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-32 | Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-32 | Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-32 | 2317-0093 | 10.36704/eef.v27i51
Assuntos
Education. | Formación de profesores | Formação Inicial do Professor | Método Paulo Freire | Educação como Ação Política | Ideologia da Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion