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Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
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Metadados
Descrição
This paper is dedicated to presenting and analyzing the proposition of the Book Club ODS in portuguese — Chapter Brazil, whose catalog, prepared by Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Brazilian section of the International Board on Books for Young People, consists of literature and non-fiction books for children aged six to twelve years old. The reflection considers the presentation and exploration of previously defined themes in the light of the assumptions Sustainable Development Goals, the production on the uses of literature books at school and literary reading in its formative perspective, describing and analyzing the documents related to the theme. It concludes that, despite the contradictions existing in the proposal, it is possible to create fissures in its scope and, in classrooms and libraries, to take advantage of the initiative for the formation of children in the school environment.||El artículo presenta y analiza la propuesta del Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa – Capítulo Brasil, cuyo catálogo, elaborado por la Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, sección brasileña del International Board on Books for Young People, está compuesto por libros de literatura y no ficción para niños de seis a doce años. La reflexión considera la presentación y exploración de temas previamente definidos a la luz de los presupuestos de los Objetivos de Desarrollo Sostenible, la producción sobre los usos de los libros de literatura em la escuela y la lectura literaria en su perspectiva formativa, describiendo y analizando los documentos relacionados con el tema. El artículo no presenta resultados, pero concluye que, a pesar de las contradicciones existentes en la propuesta, es posible crear fisuras en su alcance y utilizar la iniciativa para educar a los niños en el ámbito escolar. ||O artigo apresenta e a analisa a proposição do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Capítulo Brasil, cujo catálogo, elaborado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do International Board on Books for Young People, é composto por livros de literatura e de não ficção para crianças de seis a doze anos de idade. A reflexão considera a apresentação e a exploração de temas previamente definidos à luz dos pressupostos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a produção sobre os usos dos livros de literatura na escola e a leitura literária em sua perspectiva formativa, descrevendo e analisando os documentos atinentes ao tema. O artigo não apresenta resultados, mas conclui que, apesar das contradições existentes na proposta, é possível criar fissuras em seu escopo e se valer da iniciativa para a formação de crianças no ambiente escolar.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Farias, Fabíola | Leme Britto, Luiz Percival | Santos, Zair Henrique
Data
6 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6987 | 10.36704/eef.v27i51.6987
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Fabíola Farias, Luiz Percival Leme Britto, Zair Henrique Santos
Fonte
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-21 | Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-21 | Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-21 | 2317-0093 | 10.36704/eef.v27i51
Assuntos
Clube de leitura ODS | Desenvolvimento sustentável | Leitura literária | Leitura escolar
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion