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Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
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Metadados
Descrição
This article aims to understand the impact caused by social distances imposed by COVID-19 pandemic in the routine of students in preparation to do the Enem test in the state of Pernambuco. This is a qualitative study guided by “netnographyc” based in a analytical corpus situated in the EDUCA-PE channel and in questionnaires answered by students and teachers from educational system. The study indicates that the emergencial measures taken not only modified the dynamics and the educational practices as well put in evidence structural barriers that must be considered. With basis in the studies of Belloni (2008), Monteiro (2020) and Kozinets (2010) it was possible to draw a reflective panorama that intends to contribute with future analyses. ||Este artículo busca comprender el impacto causado por el aislamiento social impuesto por la propagación de la COVID-19 en la rutina de los estudiantes en preparación para el Enem en el Estado de Pernambuco. Se trata de un estudio cualitativo, orientado por "netnografía", basado en un corpus analítico ubicado en el canal EDUCA-PE y en cuestionarios aplicados a estudiantes y docentes del sistema escolar. El estudio indica que las medidas de emergencia tomadas no solo cambiaron las dinámicas y prácticas educativas, sino que también destacaron barreras estructurales que merecen ser consideradas. Así, a partir de los estudios realizados por Belloni (2008) Monteiro (2020) y Kozinets (2010) fue posible trazar un panorama reflexivo que pretende contribuir a futuros análisis.||O presente artigo busca compreender o impacto provocado pelo isolamento social imposto pela propagação da COVID-19 na rotina dos estudantes em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, orientado pela “netnografia”, com base em um corpus analítico situado no canal EDUCA-PE e nos questionários aplicados com estudantes e professores da rede de ensino. O estudado indica que as medidas emergenciais tomadas não só alteraram a dinâmica e as práticas educativas, como colocaram em evidência barreiras estruturais que merecem ser consideradas. Assim, com base nos estudos realizados por Belloni (2008) Monteiro (2020) e Kozinets (2010) foi possível traçar um panorama reflexivo que pretende contribuir para análises futuras.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cavalcante, Ticia Cassiany Ferro | Alves da Silva, Raphael
Data
6 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7056 | 10.36704/eef.v27i51.7056
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, Raphael Alves
Fonte
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-25 | Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-25 | Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-25 | 2317-0093 | 10.36704/eef.v27i51
Assuntos
Ensino médio | Pandemia | Ensino remoto
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion