-
“Meu gato mais tonto do mundo”: : relação texto e imagem no livro ilustrado e a formação de leitores
- Voltar
Metadados
Descrição
The article approaches the relationships established between text and image in a narrative. It considers illustration as a resource that transcends stylistic objective. It performs exploratory analysis, searching for theoretical bases that support research. After, proceed to the analysis of the book "My most foolish cat in the world", to exemplify the discussion around the theme. The results showed that the images stopped being considered mere stylistic resources and started to compose the story as visual language, loaded with meaning, exercising substantial functions in children's literature; that the relation text and image must be properly understood, especially by educators, so that it is used as a resource to contribute and expand the reflective capacity of students and as a strategy in the process of reading training of children in early childhood education. However, it lacks studies and research that deepen the discussions on multilingualism and its use in educational processes.||El artículo aborda relaciones que se establecen entre el texto y la imagen en narración. Considera la ilustración un recurso que trasciende el objetivo estilístico. Realiza análisis exploratorio, buscando bases teóricas que sustentan la investigación. Después, se procede al análisis del libro "Mi gato más tonto del mundo", para ejemplificar la discusión. Los resultados mostraron que las imágenes dejaron de ser consideradas meros recursos estilísticos y pasaron a componer el relato como lenguaje visual, cargado de significado, ejerciendo funciones sustanciales en la literatura infantil; que la relación texto e imagen debe ser adecuadamente comprendida, especialmente por los educadores, para que sea utilizada como recurso para contribuir y ampliar la capacidad reflexiva de los alumnos y como estrategia en el proceso de formación lectora de los niños en la educación infantil. Sin embargo, faltan estudios e investigaciones que profundicen los debates sobre el multilingüismo y su uso en los procesos educativos.||O artigo aborda a importância das relações estabelecidas entre texto e imagem em uma narrativa. Considera a ilustração como recurso que transcende o objetivo estilístico. Realiza análise exploratória, buscando bases teóricas que sustentam a pesquisa. Construído o referencial teórico, procede-se a análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”, para exemplificar a discussão em torno do tema. Os resultados mostraram que as imagens deixaram de ser consideradas meros recursos estilísticos e passaram a compor a história como linguagem visual, carregada de sentido, exercendo funções substanciais na literatura infantil; que a relação texto e imagem deve ser adequadamente compreendida, especialmente, por educadores, para que seja empregada como recurso para contribuir e ampliar a capacidade reflexiva dos alunos e como estratégia no processo de formação leitora das crianças na Educação Infantil. Porém, carece de estudos e pesquisas que aprofundem as discussões sobre as multilinguagens e seu uso nos processos educativos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Magda Dezotti | de Lima Correia Muniz , Diana | Chaiben Vargas , Michele
Data
6 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082 | 10.36704/eef.v27i51.7082
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Magda Dezotti, Diana de Lima Correia Muniz , Michele Chaiben Vargas
Fonte
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-29 | Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-29 | Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-29 | 2317-0093 | 10.36704/eef.v27i51
Assuntos
Formação Leitora | Livro Infantil | Relação texto-imagem | Reading training | Children’s book | Text-image relationship | Formación de Lectores | Libro infantil | Relación texto-imagen
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion