-
Praxis in the Construction of a Freirean Pedagogical Political Project: one look at Science Education||Praxis en la Construcción de un Proyecto Político Pedagógico Freirean: uno mira a la Educación Científica||A Práxis na Construção de um Projeto Político Pedagógico Freireano: um olhar sobre a Educação em Ciências
- Voltar
Metadados
Descrição
In this study, the dimensions of the creative and reflective praxis in the elaboration of a Pedagogical Political Project (PPP) based on Freire’s perspective were analyzed. For this, a training course for educators was held, involving the local community and the municipality’s school, with a focus on obtaining Generating Themes. The information, obtained through video recordings of meetings with residents and educators, were analyzed using Discursive Textual Analysis, based on the categories: a) Reflective praxis in the process of understanding the demands of community Iguape; b) The creative praxis in the collective work of building the PPP at School Escola Padre Giuseppe Bonomi. It is noteworthy that the reflective and creative praxis are inseparable in a humanizing PPP, as they are related to the development of the subjects’ consciousness and to the dialectics of the collective work between schools and community in overcoming local demands.||En este estudio se analizaron las dimensiones de la praxis creativa y reflexiva en la elaboración de un Proyecto Político Pedagógico (PPP) a partir de la perspectiva de Freire. Para ello, se realizó un curso de formación de educadores, involucrando a la comunidad local ya la escuela del municipio, con foco en la obtención de Temas Generadores. Las informaciones, obtenidas a través de videograbaciones de encuentros con pobladores y educadores, fueron analizadas mediante Análisis Textual Discursivo, a partir de las categorías: a) praxis reflexiva en el proceso de comprensión de las demandas de la comunidad Iguape; b) La praxis creativa en el trabajo colectivo de construcción del PPP en la Escuela Padre Giuseppe Bonomi. Se destaca que la praxis reflexiva y creativa son inseparables en un PPP humanizador, en tanto se relacionan con el desarrollo de la conciencia de los sujetos y con la dialéctica de el trabajo colectivo entre escuela y comunidad en la superación de las demandas locales.||Neste estudo, foram analisadas as dimensões da práxis criadora e reflexiva na elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) pautado pela perspectiva freireana. Para tanto, foi realizado um curso de formação de educadoras, envolvendo a comunidade local e escolar do município, com foco na obtenção de Temas Geradores. As informações, obtidas por meio de videogravações dos encontros com moradores e educadoras, foram examinadas mediante a análise textual discursiva, com base nas categorias: a) A práxis reflexiva no processo de compreensão das demandas da comunidade do Iguape; b) A práxis criadora no trabalho coletivo de construção do PPP da Escola Padre Giuseppe Bonomi. Destaca-se que a práxis reflexiva e a criadora são indissociáveis em um PPP humanizador, pois estão relacionadas ao desenvolvimento da consciência dos sujeitos e à dialeticidade do trabalho coletivo entre escola e comunidade na superação de demandas locais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Josenilda Assunção | Santos, Jefferson da Silva | Solino, Ana Paula | Gehlen, Simoni Tormohlen
Data
1 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54248 | 10.23925/1809-3876.2024v22e54248
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e54248 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e54248 | 1809-3876
Assuntos
projeto político pedagógico | tema gerador | Adolfo Sánchez Vázquez | Paulo Freire | pedagogical political project | generator theme | Adolfo Sánchez Vázquez | Paulo Freire | proyecto político pedagógico | tema generador | Adolfo Sánchez Vázquez | Paulo Freire
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion