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Open Educational Resources and the Challenge of (Not)Knowing: a Still Recurring Scenario ||Recursos Educativos Abiertos y el Desafío del (Des)Conocimiento: un Escenario aún Recurrente||Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento: um Cenário ainda Recorrente
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Metadados
Descrição
The Open Education movement and Open Educational Resources (OER) have been increasingly discussed. However, they still face many challenges in promoting the acculturation necessary for their effective adoption. Thus, the objective of the present paper is to discuss one of the challenges identified as the root cause of the slow popularization of OER: the lack of knowledge about them. Through quantitative and qualitative research applied in a scenario constituted, for the most part, by basic education teachers in Brazil, it was found a low level of knowledge in the main skills necessary to understand and work with OER: to define, identify and know how and where to find them. Such results, that corroborate other large studies, point to a need to formulate public policies and incentive actions to understand the philosophy of openness.||El movimiento de Educación Abierta y los Recursos Educativos Abiertos (REA) se han discutido cada vez más. Sin embargo, todavía enfrentan muchos desafíos para promover la aculturación necesaria para su adopción efectiva. Así, el objetivo de este trabajo es discutir uno de los desafíos señalados como causa fundamental de la lenta popularización de los REA: el desconocimiento de los mismos. A través de una investigación cuantitativa y cualitativa aplicada en un escenario conformado mayoritariamente por docentes de educación básica en Brasil, se encontró un bajo nivel de conocimiento en las principales habilidades necesarias para comprender y trabajar con REA: definir, identificar y saber cómo y dónde encontrarlos. Estos resultados, que corroboran otros amplios estudios, apuntan a la necesidad de formular políticas públicas e incentivar acciones para entender la filosofía de la apertura.||O movimento da Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA) vêm sendo cada vez mais discutidos. No entanto, ainda enfrentam muitos desafios na promoção do aculturamento necessário para sua efetiva adoção. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em discutir um dos desafios apontados como a causa raiz da lenta popularização dos REA: o desconhecimento sobre eles. Por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada em um cenário constituído, em sua maior parte, por professores da educação básica no Brasil, constatou-se um baixo nível de conhecimento nas principais competências necessárias para compreender e trabalhar com REA: definir, identificar e saber como e onde encontrá-los. Tais resultados, que corroboram outros amplos estudos, apontam para a necessidade de formulação de políticas públicas e ações de incentivo para compreender a filosofia da abertura.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Garcia, Jardel Lucas | Nobre, Ana Maria de Jesus Ferreira
Data
30 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55652 | 10.23925/1809-3876.2024v22e55652
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e55652 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e55652 | 1809-3876
Assuntos
open educational resources | open education | unfamiliarity | challenge | research | recursos educativos abiertos | educación abierta | desconocimiento | desafío | investigar | recursos educacionais abertos | educação aberta | desconhecimento | desafio | pesquisa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion