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School Coexistence Plan: Curricular Movements with Adolescents in a Municipal School in Belo Horizonte/MG||Plan de Convivencia Escolar: Movimientos Curriculares con Adolescentes en una Escuela Municipal de Belo Horizonte/MG||Plano de Convivência Escolar: Movimentos Curriculares com Adolescentes em uma Escola Municipal de Belo Horizonte/MG
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Metadados
Descrição
This article aims to reflect on the experience of developing the School Coexistence Plan in a municipal school in Belo Horizonte /MG. The text discusses educational possibilities with adolescents through the Social-Historical Psychology in interface with post-critical curriculum studies. Through a dialogic and participatory methodology, four actions developed in the school are investigated, highlighting the challenges of school routine and the demands of teachers and students. The results showed the power of the Plan as a pedagogical alternative in the dialogic encounter with diversity and otherness in the curriculum. The study points to qualified listening, the recognition of differences, the occupation of school spaces and reflection on the teaching process as key elements in the preparation of a School Coexistence Plan that purports to be democratic. ||Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la experiencia de desarrollo del Plan de Convivencia Escolar en una escuela municipal de Belo Horizonte /MG. El texto discute las posibilidades educativas con los adolescentes a través de la Psicología Socio-Histórica en interfaz con los estudios curriculares post-críticos. A través de una metodología dialógica y participativa, se problematizan cuatro acciones desarrolladas en la escuela, destacando los desafíos de la rutina escolar. Los resultados mostraron el poder del Plan como alternativa pedagógica en el encuentro dialógico con la diversidad en el currículo. El estudio señala la escucha cualificada, el reconocimiento de las diferencias, la ocupación de los espacios escolares y la reflexión sobre el proceso de enseñanza como elementos clave en la elaboración de un Plan de Convivencia Escolar que se pretende democrático. ||Este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência de desenvolvimento do Plano de Convivência Escolar em uma escola municipal de Belo Horizonte/MG. O texto discute possibilidades educativas com as/os adolescentes pelo viés da Psicologia Sócio-Histórica em interface com os estudos pós-críticos de currículo. Por meio de uma metodologia dialógica e participativa, são problematizadas quatro ações desenvolvidas na escola, destacando os desafios da rotina escolar e as demandas docentes e discentes. Os resultados evidenciaram a potência do Plano como uma alternativa pedagógica no encontro dialógico com a diversidade e a alteridade no currículo. O estudo aponta a escuta qualificada, o reconhecimento das diferenças, a ocupação dos espaços da escola e a reflexão sobre o fazer docente como elementos fundamentais na elaboração de um Plano de Convivência Escolar que se pretenda democrático.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves, Claudio Eduardo Resende | Sousa, Maria do Carmo | Souza, Magner Miranda de
Data
30 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/56098 | 10.23925/1809-3876.2024v22e56098
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e56098 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e56098 | 1809-3876
Assuntos
adolescência | convivência | currículo | direitos humanos | escola | adolescence | coexistence | curriculum | human rights | school | adolescencia | convivencia | currículo | derechos humanos | escuela
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion