Descrição
É comum que disciplinas em cursos de graduação em Educação Física, sobretudo aquelas de cunho artístico-expressivas, como a dança e a ginástica, ensejam os festivais universitários como um dos instrumentos de avaliação educacional. Nestes eventos, os discentes são os protagonistas e concebem desde a organização até as composições coreográficas. Este trabalho analisa a percepção vivida por treze acadêmicos quando da participação em um festival de ginástica como parte do processo avaliativo em uma disciplina. A construção dos dados ocorreu por meio de Grupos Focais, cuja análise fenomenológica suscitou em duas categorias: 1) um festival que abrange: porque a avaliação deve instigar a superação, notou-se uma intensa emoção de transpor limites e a superioridade do aprendizado prático em relação ao teórico; 2) um festival que ressoa: aspectos para a vida, proferiu-se sobre o mérito outorgados pela docente-mediadora e a convivência com os colegas como situações a serem transportadas para suas vidas cotidianas e futuras. Em suma, os alunos reconheceram o festival como um importante instrumento para o entendimento de conteúdos da ginástica, mas com relevantes aspectos pessoais e profissionais.