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THE EFFECT OF PROBLEM-BASED BLENDED LEARNING AND LEARNING AUTONOMY ON STUDENTS’ LEARNING OUTCOMES IN ACCOUNTING ||O EFEITO DA APRENDIZAGEM COMBINADA BASEADA EM PROBLEMAS E DA AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM NOS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM CONTABILIDADE
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Metadados
Descrição
This study aimed to investigate the effect of problem-based blended learning and learning autonomy on students’ learning outcomes. A quantitative approach was adopted in the form of a quasi-experimental design in this study. Sixty students who took accounting classes were selected as a research sample by using a simple random technique. The data were gained through observations, surveys, and tests. The study instruments were observation sheets, questionnaires, and multiple-choice tests. The data were analyzed descriptively and inferentially with the assistance of SPSS 25. The findings revealed that; ; 1) there is a different learning outcome gained by the students taught with problem-based blended learning and the students taught with conventional learning, 2) there is an interactional effect between problem-based blended learning and learning autonomy on students’ learning outcomes, 3) students with high learning autonomy taught by the problem-based blended learning outperform students taught by the conventional method, 4) students with low learning autonomy taught by the conventional method outperform students taught by problem-based blended learning. Those findings implicate the implementation of problem-based blended learning in enhancing students’ learning outcomes through learning autonomy.||O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da aprendizagem combinada baseada em problemas e da autonomia de aprendizagem nos resultados de aprendizagem dos alunos. Neste estudo, foi adotada uma abordagem quantitativa na forma de um projeto quase experimental. Sessenta alunos que frequentavam aulas de contabilidade foram selecionados como amostra de pesquisa por meio de uma técnica aleatória simples. Os dados foram obtidos por meio de observações, pesquisas e testes. Os instrumentos de estudo foram fichas de observação, questionários e testes de múltipla escolha. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial com o auxílio do SPSS 25. As descobertas revelaram que; 1) há um resultado de aprendizagem diferente obtido pelos alunos ensinados com a aprendizagem combinada baseada em problemas e os alunos ensinados com a aprendizagem convencional; 2) há um efeito interativo entre a aprendizagem combinada baseada em problemas e a autonomia de aprendizagem nos resultados de aprendizagem dos alunos; 3) os alunos com alta autonomia de aprendizagem ensinados pela aprendizagem combinada baseada em problemas superam os alunos ensinados pelo método convencional; 4) os alunos com baixa autonomia de aprendizagem ensinados pelo método convencional superam os alunos ensinados pela aprendizagem combinada baseada em problemas. Essas descobertas implicam a implementação da aprendizagem combinada baseada em problemas no aprimoramento dos resultados de aprendizagem dos alunos por meio da autonomia de aprendizagem.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Suandi, I Ketut | Santyasa, I Wayan | Tegeh, I Made | Sudarma, I Komang
Data
26 de fevereiro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 I Ketut Suandi, I Wayan Santyasa, I Made Tegeh, I Komang Sudarma | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 41 (2024); 474-491 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 41 (2024); 474-491 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 41 (2024); 474-491 | 2237-8049
Assuntos
Blended learning | Learning autonomy | Learning outcomes | Problem-based learning | Aprendizagem combinada | Autonomia de aprendizagem | Resultados de aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion