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PROFILE OF MASTER’S AND DOCTORAL STUDENTS IN ACCOUNTING SCIENCES IN BRAZIL : AN INTERSECTIONAL ANALYSIS||PERFIL DE ESTUDANTES DE MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE INTERSECTORIAL
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Metadados
Descrição
This study aims to identify the profile of master's and doctoral students in Accounting Sciences in Brazil through an intersectional analysis, which contributes to understanding the set of social markers that each individual has. As for the methodological aspects, this is a descriptive-exploratory documentary study with a mixed approach. The open database of the Foundation for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) was analyzed for the base year 2021, which has the most recent information on the characteristics of postgraduate students in the country. As for the results, of the total sample of 1,829 students with active enrollment in 36 programs, a low presence and representation of students over 50 years of age and foreigners was identified, as well as the lack of graduate programs in Accounting Sciences in the Northern Region of Brazil until December 2021. In addition, the CAPES database lacked information related to gender, race, class and condition, with regard to People with Disabilities (PwD) and types of disability. At the end of the study, it was suggested that graduate programs and CAPES include this other socio-demographic data so that studies and public policies can be developed with a view to the inclusion and permanence of dissident students in master's and doctoral programs in the country.||O presente estudo objetiva identificar o perfil de estudantes de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis no Brasil por meio de uma análise interseccional, que contribui para a compreensão sobre o conjunto de marcadores sociais que cada indivíduo possui. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, de natureza descritiva-exploratória com abordagem mista. Foi analisada a base de dados abertos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) referente ao ano-base 2021, que possui informações mais recentes acerca das características de estudantes de pós-graduação no país. Quanto aos resultados, do total da amostra de 1.829 estudantes com matrícula ativa em 36 programas, foi identificada uma baixa presença e representatividade de estudantes com mais de 50 anos de idade e de estrangeiros, bem como, a inexistência de programas de pós-graduação em Ciências Contábeis na Região Norte do Brasil até dezembro de 2021. Além disso, constatou-se a ausência na base de dados da CAPES de informações relacionadas a gênero, raça, classe e condição, no tocante as Pessoas com Deficiência (PcD) e os tipos de deficiência. Ao final do estudo, foi sugerido aos programas de pós-graduação e a CAPES a inserção desses demais dados sociodemográficos para que estudos e políticas públicas possam ser desenvolvidas pensando na inclusão e permanência de estudantes dissidentes, nos programas de mestrado e doutorado no país.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Círico, Juh | Aikyo Galvão, Akira | Auxiliadora da Silva, Marli
Data
13 de maio de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Juh Círico, Akira Aikyo Galvão, Marli Auxiliadora da Silva | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 42 (2024): Ahead of print; 84-103 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 42 (2024): Ahead of print; 84-103 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 42 (2024): Ahead of print; 84-103 | 2237-8049
Assuntos
Profile | Students | Postgraduate | Accounting | Brazil
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion