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NECROVISUALITY AND „MILITIALIZATION“ OF POLITICS: AN ANALYSIS OF THE SERIES KILLER RATINGS||NECROVISUALIDAD Y “MILICIALIZACIÓN” DE LA POLÍTICA: UN ANÁLISIS DE LA SERIE BANDIDOS NA TV||NECROVISUALIDADE E “MILICIALIZAÇÃO” DA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA SÉRIE BANDIDOS NA TV
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Metadados
Descrição
The purpose of this article is to analyze the documentary series Killer Ratings (2019), streamed on Netflix, in light of the metamorphosis in the relations between media, politics, criminal justice system, and organized crime in Brazilian society. It focuses on the construction of the character Wallace Souza, a TV host and popular politician accused of showing on his show murders allegedly committed by his own gang. We observe in Souza an expressive figure of the process of “militialization” (HIRATA et al., 2022) of the State and growing indifference between the public and private, legal and illegal spheres. We further conclude that the series created by foreign companies, by appropriating the violent story and archival footage, engenders yet another layer of capitalization of the scandal. This spiral of monetization is typical of gore capitalism (VALENCIA, 2010), in which drug trafficking, destruction of bodies, and subsequent broadcasting of news and brutal images make up the same transnational market of violence.||El objetivo de este artículo es analizar la serie documental Bandidos na TV (2019), exhibida por Netflix, a la luz de los cambios en las relaciones entre los medios, la política, el sistema penal y el crimen organizado en la sociedad brasileña. Se centra en la construcción del personaje Wallace Souza, un presentador de TV y político popular acusado de mostrar en su programa asesinatos supuestamente cometidos por su propia banda. Observamos en Souza una figura expresiva del proceso de “milicialización” (HIRATA et al., 2022) del Estado y de la creciente indiferencia entre las esferas pública y privada, legal e ilegal. También se concluye que la serie creada por productoras extranjeras, al apropiarse del escándalo, engendra otra capa de capitalización. Esta espiral de monetización es propia del capitalismo gore (VALENCIA, 2010), donde el tráfico de drogas, la destrucción de cuerpos y la posterior difusión de noticias e imágenes brutales conforman un mismo mercado transnacional de la violencia.||O objetivo do presente artigo é analisar a série documental Bandidos na TV (2019), exibida pela Netflix, à luz das metamorfoses nas relações entre mídia, política, sistema penal e crime organizado na sociedade brasileira. Enfoca-se a construção do personagem Wallace Souza, apresentador de TV e político popular no Amazonas acusado de mostrar em seu programa assassinatos supostamente cometidos por sua própria quadrilha. Observa-se em Souza uma figura expressiva do processo de “milicialização” (HIRATA et al., 2022) do Estado e de crescente indiferenciação entre as esferas pública e privada, legal e ilegal. Conclui-se, ainda, que a série criada por produtoras estrangeiras, ao apropriar-se da história e de imagens de arquivo violentas, engendra mais uma camada de capitalização do escândalo. Essa espiral de rentabilização é típica do capitalismo gore (VALENCIA, 2010), no qual narcotráfico, destruição de corpos e posterior veiculação de notícias e imagens brutais compõem um mesmo mercado transnacional da violência.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva Polydoro, Felipe
Data
8 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/44070 | 10.15448/1980-3729.2023.1.44070
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 31 No. 1 (2024): Single Volume - Continuous flow; e44070 | Revista FAMECOS; Vol. 31 Núm. 1 (2024): Volumen Único - Flujo continuo; e44070 | Revista FAMECOS; v. 31 n. 1 (2024): Volume único - Fluxo contínuo; e44070 | 1980-3729 | 1415-0549
Assuntos
Killer ratings | True Crime | Violent images | Necropolitics | Bandidos na TV | True Crime | Imagen y violencia | Necropolítica | Bandidos na TV | True crime | Imagem e violência | Necropolítica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion