-
History Teaching and Workers: Reflections from an Extension Course||O ensino de história e os trabalhadores: reflexões a partir de um curso de extensão
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this text is to reflect the history of Brazil based on work, whether enslaved or free, after an experience with basic education teachers who participated in an extension course in 2020. The remote mode allowed almost 100 teachers, for seven weeks, discuss the history of Brazil from the perspective of black men and women, whether enslaved or not, seen as workers and subjects of resistance and struggle for more rights and freedom. This dynamic was presented to the class, which was encouraged to incorporate the theme into their teaching practices. The text aims to think about Brazil from the perspective of workers, those who arrived with the Europeans, those who were enslaved, indigenous and Africans, and the others who lived in freedom and those of the Republic. In history teaching, this reflection on work appears little in the approach to the colony and the Empire, since slavery was predominant.||A proposta deste texto é refletir a história do Brasil a partir do trabalho, escravizado ou livre, após uma experiência com professores do ensino básico que participaram de um curso de extensão em 2020. O modo remoto permitiu que quase 100 professores, durante sete semanas, discutissem a história do Brasil a partir do homem e da mulher negro e negra, escravizado ou não, visto como trabalhadores e sujeitos de resistência e de luta por mais direitos e liberdade. Tal dinâmica foi colocada para a turma, que foi instigada em incorporar a temática em suas práticas docentes. O texto visa pensar o Brasil a partir dos trabalhadores, os que chegaram com os europeus, os que foram escravizados, indígenas e africanos, e os demais que viviam em liberdade e os da República. No ensino de história, essa reflexão sobre trabalho pouco aparece na abordagem sobre a colônia e o Império, uma vez que a escravidão era predominante.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Figueiredo Moraes, Renata
Data
22 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/1120 | 10.20949/rhhj.v13i27.1120
Idioma
Relação
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/1120/552 | 10.20949/rhhj.v7i14.495.s182
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Renata Figueiredo Moraes | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista História Hoje; Vol. 13 No. 27 (2024): January-June | Revista História Hoje; Vol. 13 Núm. 27 (2024): Enero-Junio | Revista História Hoje; v. 13 n. 27 (2024): Janeiro-Junho | 1806-3993 | 10.20949/rhhj.v13i27
Assuntos
Escravidão | Trabalhadores | Ensino de história | Slavery | Workers | History Teaching
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de Dossiê