-
As interfaces da EAD na educação brasileira
- Voltar
Metadados
Descrição
As ambições do Brasil em incrementar sua importância no cenário internacional correm o risco de inviabilidade devido a uma força de trabalho cuja capacidade e quantidade está aquém dos parâmetros globais. A educação a distância (EAD) teve sua implantação no ensino superior no Brasil retardada pelo conservadorismo da comunidade acadêmica, gerações de burocratas sem visão da educação, e pelo Congresso Nacional. As críticas feitas no Brasil à EAD são resultado do desconhecimento das suas conquistas no exterior e dos mitos que impedem seu uso pleno para democratizar o acesso aos estudos avançados e à sua certificação. As novas ferramentas digitais, como objetos de aprendizagem, recursos educacionais abertos e cursos massivos abertos e on-line, certamente oferecem o caminho para dinamizar o ensino/aprendizagem em geral e possibilitar a aprendizagem independente.||Brazil’s ambitions of boosting its importance on the international scene run the risk of being rendered unfeasible due to its workforce, whose qualification level and numbers are below global standards. Distance learning had its implementation in higher education in Brazil delayed by the conservativism of the academic community, generations of bureaucrats who were not education-oriented, and the National Congress. The criticism leveled in Brazil against distance learning is the result of a lack of knowledge regarding the achievements it has attained abroad, and because of myths which prevent it from being fully used so as to enable a more democratic access to advanced studies and their accreditation. New digital tools, such as Learning Objects, Open Educational Resources, and Massive Open Online Courses, certainly provide the path towards making the teaching/learning process more dynamic in general, and making independent learning possible.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Litto, Fredric M.
Data
18 de fevereiro de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76166 | 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p57-66
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista USP | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista USP; n. 100 (2014): EDUCAÇÃO; 57-66 | 2316-9036 | 0103-9989
Assuntos
distance education | distance learning | open learning | independent learning | resistance to new technologies | education in Brazil | educação a distância | aprendizagem a distância | aprendizagem aberta | aprendizagem independente | resistência a novas tecnologias | educação no Brasil
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion