Descrição
Partindo do ensaio “Dialética da malandragem” (1970), de Antonio Candido, que se detém no romance Memórias de um sargento de milícias (1854), de Manuel Antônio de Almeida, este texto procura observar prováveis linhas de coerência que podem fazer repercutir a figura do “malandro” da literatura ao cinema, mais precisamente considerando filmes de estrada brasileiros como Iracema, uma transa amazônica (Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974), Bye bye Brasil (Carlos Diegues, 1979) e Deus é brasileiro (Carlos Diegues, 2003).||Starting from the essay “Dialetic of malandroism”, by Antonio Candido, who was interested in the novel Memórias de um sargento de milícias (1854), by Manuel Antônio de Almeida, this text tries to observe probable trends of coherence which can reverberate the figure of the “malandro” from literature to cinema, more precisely considering Brazilian road movies such as Iracema (Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974), Bye bye Brasil (Carlos Diegues, 1979) and God is Brazilian (Carlos Diegues, 2003).