Descrição
Os brasileiros com mais de 60 anos somam 23,5 milhões, de um total de 195,2 milhões de habitantes (PNAD, 2012). Isso significa que existe hoje uma pessoa de 60 anos ou mais para cada duas com menos de 15. Um em cada quatro idosos reside em domicílios com rendimento mensal per capita inferior a 1 salário mínimo. Nesse cenário, a maioria é empobrecida, endividada, apresenta baixo índice de letramento (menos de quatro anos) e de inserção digital. Nota-se, também, uma lacuna de produtos midiáticos específicos, em particular jornalísticos, como revistas. Contudo, há métodos já estudados em comunicação, como o da biografia humana, que podem ser úteis na inserção midiática dos idosos, em particular no ambiente digital, permitindo a produção de narrativas que podem propiciar voz e visibilidade social, resgatando, na atualidade, seu senso de pertencimento e autoestima.||According to the national survey by household sample (PNAD, 2012), there are today 23.5 million Brazilians over 60 years of age. This means that there is currently one 60 year-old Brazilian or over for every two under 15. One in four seniors lives in households with less than one minimum wage per capita per month. In this scenario, the majority of them are impoverished, in debt and also showing a low rate of digital inclusion and literacy (less than four years). There is also a lack of specific media products, in particular journalistic, like magazines. In this context, there are methods that have been studied in Communication studies, such as the Human Biography, which may be useful for the insertion of the elderly population, particularly in the digital environment, enabling them to produce narratives that can provide them with voice and social visibility, restoring their sense of belonging and self-esteem.