Descrição
Este artigo deriva da pesquisa intitulada Em nome de uma fé plural: a diversidade religiosa do programa Sagrado da Rede Globo, que analisou a repercussão do pluralismo religioso no contexto local. Através de entrevistas com especialistas das denominações religiosas exibidas no programa e com estudantes do curso de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o estudo de recepção apontou o que Martín-Barbero (2009) denomina “mercado amplo de ofertas comunicacionais” decorrrentes da midiatização religiosa. Os resultados do estudo indicam que o programa Sagrado cumpre importante papel na propagação das principais vertentes religiosas, mas o tempo de sua exibição é insuficiente para influenciar a formação identitária do público que o assiste e para uma discussão aprofundada em torno do pluralismo.||This article derives from the research project entitled In the name of a plural faith: the religious diversity in Globo Network’s television show Sagrado. We have analyzed on it the impact of religious pluralism within the local context. Through deep interviews, the reception research pointed out what Martín Barbero (2009) calls the “wide market of communicational offers”. The results of the study indicate that the television show Sagrado (Sacred) plays an important role in spreading major religious strands, but it’s length is insufficient to influence the public’s identity formation and for an in-depth debate.