Descrição
Este artigo visa investigar o uso do corpo como interface de comando na relação entre interatividade e imersão em jogos narrativos de videogame. A princípio o fato de o sistema exigir a participação do jogador chamaria a atenção para a artificialidade da ação, quebrando, assim, o transe imersivo. Uma forma de permitir a coexistência entre interatividade e imersão na mesma obra é utilizar o corpo do jogador como interface de comando. Por outro lado, pretende-se mostrar que mesmo consoles que não utilizam movimentos isomórficos podem criar ambientes imersivos, pois a imersão e o sentimento de posse do corpo virtual dependem, dentre outros elementos, da transparência da interface de comando, assim como de estímulos audiovisuais.||This article aims to investigate the use of the body as the command interface on the relation between interactivity and immersion in narrative video games. At first, the fact that the system requires the participation of the player would draw attention to the artificiality of the action, thus breaking the immersive trance. One way to allow coexistence between interactivity and immersion is to use the player’s body as command interface. On the other hand, this work intend to demonstrate that even consoles that do not use isomorphic moves are capable of creating immersive environments, for the immersion and the feeling of ownership of the virtual body depend, among other things, of the transparency of the command interface, as well as audiovisual stimuli.