Descrição
Este artigo apresenta um estudo sobre os regimes de (in)visibilidade dos anônimos de Pé na cova, seriado de televisão brasileiro exibido pela Rede Globo, escrito por Miguel Falabella. Os episódios foram analisados a partir de referenciais teóricos como o de micro-história de Giovanni Levi e Carlo Ginzburg, e de subúrbio. O objetivo foi tentar compreender os regimes de (in)visibilidade e as imagens construídas pelas narrativas ficcionais dos personagens do seriado, entendidos aqui como anônimos, que direta ou indiretamente sobrevivem graças às pessoas que morrem no bairro do Irajá, subúrbio do Rio de Janeiro. E como, por meio de uma narrativa recheada de linguagem nonsense utilizada por eles, são discutidos valores e princípios da sociedade brasileira.||This paper presents a study about the schemes of (in)visibility of anonymous in Pé na cova, Brazilian television sitcom broadcast by Rede Globo, written by Miguel Falabella. The episodes were analyzed according to theoretical references such as micro history, a notion by Giovanni Levi and Carlo Ginzburg, and suburbs. Our goal was to try to understand the (in)visibility schemes and images constructed by the fictional narratives of the characters of the series, understood here as anonymous, which directly or indirectly survive thanks to the people who die in the neighborhood of Irajá, Rio de Janeiro suburb. Moreover, how values and principles of the Brazilian society are discussed through a narrative filled with nonsense language used by them.