-
RHETORIC AND NOVEL||RETÓRICA E ROMANCE
- Voltar
Metadados
Descrição
The spread of the novel becomes possible with the invention of printing. What distinguishes the novel's narrative and epic, in the strict sense, is the fact that the novel is essentially linked to the book. In the eighteenth century, in France, there were books allowed and prohibited, controlled by the police, provincial corporations and the Community of booksellers and printers of Paris. Seeking to establish itself, the novel uses inventiveness in order to give dignity to the fledgling genre, giving it utilitarian function and rhetorical effectiveness. The concern with the public, substancial in the rhetoric's laws, becomes, in the eighteenth century, a major feature of the literature. At that time, the very nature of rhetoric, no longer understood as a compilation of rules, but rather as a persuasive force, is questioned. The novel, however, hardly fits in the schemes provided by rhetorical genres. It is in this context that philosophy in the alcove, Sade's book, shows up and can be read, with a diverse and hybrid nature, making difficult to fit it into a genre. Sade's novel, which is more like a play, is composed of seven dialogues, presenting a curious symmetry, organization and retreat.||A difusão do romance torna-se possível com a invenção da imprensa. O que distingue o romance da narrativa e da epopeia, no sentido estrito, é o fato de o romance estar essencialmente vinculado ao livro. No século XVIII, em França, havia os livros permitidos e os proibidos, controlados pela polícia, pelas corporações provinciais e pela Comunidade dos livreiros e dos impressores de Paris. Buscando firmar-se, o romance utilizará artifícios com o intuito de conferir dignidade ao gênero ainda incipiente, atribuindo-lhe função utilitária e eficácia retórica. A preocupação com o público, essencial, conforme as leis da retórica, torna-se, no século XVIII, uma das principais características da literatura. Nessa época, a própria natureza da retórica, não mais entendida como compilação de regras, mas, sim, como força persuasiva, é problematizada. O romance, contudo, dificilmente se encaixa nos esquemas fornecidos pelos gêneros retóricos. É nesse âmbito, que A filosofia na alcova, do Marquês de Sade, apresenta-se e dá-se a ler, por meio de uma natureza diversificada e híbrida, tornando-se difícil enquadrá-lo num determinado gênero. O romance sadiano, que mais se assemelha a uma peça de teatro, é composto de sete diálogos, apresentando uma curiosa simetria, organização e retiro.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Couy, Venus Brasileira
Data
3 de setembro de 2013
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista
Fonte
Travessias; Vol. 7 No. 1 (2013); e7900 | Travessias; Vol. 7 Núm. 1 (2013); e7900 | Travessias; v. 7 n. 1 (2013); e7900 | 1982-5935
Assuntos
retórica | romance | libertinagem | corpo | Sade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion