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EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
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Metadados
Descrição
O presente trabalho é o resultado da experiência como docente no curso de extensão “Educação e culturas Afro-Brasileiras”, promovido pelo ODEERE/UESB, cujo objetivo é a promoção de discussões acerca da ancestralidade do povo negro e sua trajetória histórica no Brasil, com vistas à formação continuada do educador. O texto vem propor uma reflexão acerca da necessidade urgente de se repensar a prática educativa, hoje, no que diz respeito ao ensino da história da África e da cultura Afro-Brasileira na educação básica, vindo à tona a partir da promulgação da Lei 10.639/2003. Iniciamos com uma reflexão sobre novo papel do professor diante dos desafios apresentados pela sociedade que se redesenha neste início de século, marcada pela globalização da cultura, favorecida pela velocidade da informação e, paradoxalmente, pela negação à diversidade. O texto traz reflexões referentes à formação continuada do educador como sendo uma prioridade em qualquer proposta de reforma educativa. O mesmo se encerra mostrando as propostas construídas pelo ODEERE junto à comunidade da região sudoeste da Bahia. Tais propostas vêm ressaltar, assim, o relevante papel da Universidade como instituição de formação política, de promoção e disseminação do conhecimento.
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ferreira, Elenice Silva; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Data
7 de fevereiro de 2013
Formato
Idioma
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 13, n. 1 (2012): Plures Humanidades
Assuntos
Educação | Diversidade; Escola; Prática Educativa.