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VISÕES E CONCEPÇÕES DO ORIENTE MÉDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS
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Metadados
Descrição
O artigo objetiva analisar as ideias, visões e representações espaciais sobre o Oriente Médio, tendo como objeto de estudo as concepções de Oriente Médio apresentadas nos materiais didáticos de Geografia, e discutir a relevância da análise regional, consolidada nesses livros didáticos e seus reflexos na formação dos alunos. As concepções sobre o Oriente Médio estiveram sempre sustentadas nas visões e representações que muitos autores ocidentais tinham das sociedades locais. Tal conhecimento sistematizado, denominado orientalismo, acabou consolidando as imagens-força definidoras da realidade regional. Assim, tornou-se importante identificar de que forma essas interpretações influenciaram a Geografia. Para isso, partimos da análise de livros didáticos com o objetivo de entender como o orientalismo está presente em nossa disciplina. As análises dos textos revelaram que os conteúdos expressos nos livros não proporcionam a reflexão sobre as relações sociais estabelecidas no contexto regional e reafirmam as imagens cartográficas já consolidadas, definidas e a-históricas.
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Braga, Jorge Luiz Raposo; Professor Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Doutorando em Geografia Humana do Programa de Pós-Graduação da UNICAMP. | Karol, Eduardo; Professor Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Doutorando em Geografia Humana do Programa de Pós-Graduação da USP | Viana, Luciano Dalcol Rodrigues; Graduado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ | Vieira, Lorena Mendes; Graduada em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Data
7 de fevereiro de 2013
Formato
Idioma
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 13, n. 1 (2012): Plures Humanidades
Assuntos
Educação | Oriente Médio; Ensino de Geografia; Livro Didático.