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O ENSINO RELIGIOSO COMO COMPONENTE CURRICULAR NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAA
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Metadados
Descrição
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, em vigor, a educação brasileira passou por mudanças estruturais, que se consolidaram a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em 1996. A inclusão do Ensino Religioso como disciplina do currículo básico nacional foi uma dessas mudanças. O objetivo deste trabalho é delinear contornos sobre a articulação política desenvolvida pelos grupos religiosos para assegurar o financiamento do Ensino Religioso pelos cofres públicos brasileiros e a elevação dessa categoria de ensino à estatura de disciplina escolar, oferecida nas escolas públicas do ensino fundamental, junto às demais áreas de conhecimento da base nacional comum. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, que teve como principais fontes os Parâmetros Curriculares para o Ensino Religioso de 1997 e a legislação educacional brasileira, documentos estes relacionados ao contexto político da década de 1990. A análise dos dados coletados neste trabalho resultou na constatação de que o Ensino Religioso na escola pública brasileira, como em toda sua história, continua servindo a interesses políticos.
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Arnaut de Toledo, Cézar de Alencar; Professor do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e do PDE/UEM, da Universidade Estadual de Maringá. | Malvezzi, Meiri Cristina Falcioni; Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá.
Data
13 de maio de 2013
Formato
Idioma
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 13, n. 2 (2012): Plures Humanidades
Assuntos
Educação | Educação Brasileira; Ensino Religioso; Política Pública; Legislação Educacional; Currículo.