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Interviewing Art teachers who teach music content: meeting between identities professionals||Entrevistando professores da disciplina Arte que lecionam o conteúdo música: encontro entre identidades profissionais
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Metadados
Descrição
This article discusses the results of a master research in which were interviewed art teachers who teach music in the educational context of southwest Paraná. It centers in the area of Music Education, according to the law number 11.769/08, which establish the teaching of Music in Elementary and High schools as mandatory content. The interviews are conducted in 2009. The objectives proposed to the development of this research refer to the wonders among teachers’ narratives related to their identities as teachers of the Art discipline. The methodology employed in this research is qualitative approach, whose data were collected from interviews within the Thematic Oral History approach. The participants were seven teachers of Public schools from the regional nucleus of Pato Branco, in the State of Paraná. The analysis of the data focus on the professional experience and acting, the teacher’s view concerning the diverse artistic languages and the possible approach of musical contents by the teacher graduated in Visual Arts. It is ambitioned that the teachers interviewed, as well as the readers of this paper, may look, via empathy, at their professional acting with a new perspective which helps them “to be a teacher” more critic and aware of the possibilities that Art brings beyond its multiple challenges. By doing so, it is longed for to contribute to the study of teachers’ narratives, the specific problems involving Art discipline in Elementary and High schools and the directions resulting from the implementation of Brazilian law number 11.769/08.||O presente artigo poblematiza os resultados de uma pesquisa de mestrado na qual foram entrevistadas professoras de artes que lecionam o conteúdo música no contexto educacional do sudoeste do Paraná. O estudo centra-se na área da Educação Musical versando a lei 11.769/08 que reza a inserção da Música na educação básica como conteúdo obrigatório. A coleta de dados da pesquisa foi realizada no ano de 2009. Os objetivos propostos para o desenvolvimento desta pesquisa dizem respeito a transitar pelas narrativas das docentes, relativas à identidade das mesmas enquanto professoras da disciplina Arte. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de entrevistas de História Oral Temática. As participantes da pesquisa foram sete professoras de escolas estaduais do núcleo regional de Pato Branco no estado do Paraná. Na análise de dados, problematiza-se a formação e atuação dos professores, as visões sobre as diversas linguagens artísticas e a possível abordagem dos conteúdos de Música pelo professor/a com formação em Artes Visuais. Ambiciona-se que as professoras entrevistadas e os leitores deste artigo, por empatia, possam olhar para a atuação profissional com uma nova perspectiva que auxilie a “ser um professor/a” mais crítico e consciente das possibilidades que a Arte traz. Desta forma, almeja-se contribuir para o estudo de narrativas de professores/as, dos problemas específicos da disciplina Arte na escola básica e dos encaminhamentos da implementação da lei 11.769/08.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Amaral, Alysson Custódio | Louro-Hettwer, Ana Lucia de Marque e
Data
26 de março de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/7218 | 10.5902/198373487218
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista Digital do LAV; No. 10 (2013): Revista Digital do LAV - Ano VI – Número 10 – Março de 2013; 127-140 | Revista Digital do LAV; n. 10 (2013): Revista Digital do LAV - Ano VI – Número 10 – Março de 2013; 127-140 | 1983-7348 | 1983-7348
Assuntos
Narrative | Identity | Basic School Teachers | Subject Arts | Law 11.769/08 | Music Education | Narrativas | Identidade profissional | Professores de Escola Básica | Disciplina Arte | Lei 11.769/08 | Educação Musical
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion