Descrição
This article proposes a reflection on the still prevailing notions of specialized teachers in contemporary art teaching. Through a biographical-narrative study conducted with professionals who work as teachers at different levels of engraving education in the city of Barcelona/Spain, and aiming to show the constitution of professional identities of teachers in the area of visual arts, the study reveals a continuity in the direction of engraving teaching still dedicated to practice in the graphic area. The study points to the need for a continuous questioning of the relations between the expressive medium in the structures of visual arts teaching in contemporary society.||Este artigo propõe a reflexão das noções ainda vigentes do professor especialista no âmbito do ensino da arte atual. A partir de um estudo biográfico-narrativo realizado com profissionais que atuam como docentes em diferentes níveis de ensino na área gráfica na cidade de Barcelona /Espanha, e objetivando dar visibilidade a constituição de identidades profissionais de docentes na área das artes visuais, o estudo deixou evidente a continuidade do direcionamento do ensino da gravura ainda voltado a práxis na área gráfica. O trabalho aponta para a necessidade do contínuo questionamento sobre as relações estabelecidas entre meio expressivo nas estruturas de ensino em artes visuais na sociedade contemporânea.