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Uma guardiã da tradição: Geralda Armond e as ações educativas no Museu Mariano Procópio (Minas Gerais- Brasil)
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Metadados
Descrição
L’objectif de cet article est d’analyser la trajectoire d’une intellectuelle reléguée à l’ostracisme, mais qui a joué un rôle très important dans le domaine de la muséologie et de la politique brésilienne. Geralda Armond (1913-1980) a été directrice du Musée Procopio Mariano (Juiz de Fora, Minas Gerais). Elle cherchait à ét udier, notamment les notions de l’éducation, de l’histoire et de la culture que l’auteur mobilise dans sa praxis. L’analyse portera donc sur sa gestion du Musée (1944-1980), un moment important de la construction de récits nationaux sur le passé, où les musées d’histoire ont été le théâtre d’initiatives éducatives axées sur la célébration et le culte de héros. La gestion « Armond » a été marquée par la défense de la continuité institutionnelle ; par la lutte pour le soutien matériel du Musée, incluant un rapprochement avec le pouvoir civil et militaire ; ainsi que la poursuite de la professionnalisation de la gestion et du dynamisme des actions. Ainsi, l’analyse des célébrations civiques, les catalogues et la présentation des expositions permettent de mesurer le patrimoine de mémoire laissées par Mme Geralda Armond, avec une attention particulière à la continuités, aux négociations et à la transformations des projets, spécialement dans sa dimension pédagogique.||O objetivo deste artigo é analisar a trajetória de uma intelectual relegada ao ostracismo, mas que teve uma atuação relevante nos campos político, educativo e museológico brasileiro. Geralda Armond (1913-1980) foi diretora do Museu Mariano Procópio e, por meio de suas ações educativas, procurar-se-á investigar as noções de educação, História e cultura que a autora mobiliza em sua práxis. A análise recairá, portanto, no período de sua gestão do Museu (1944-1980), importante momento de construção de narrativas sobre o passado nacional, no qual os museus históricos foram palco de iniciativas pedagógicas centradas na comemoração e no culto dos heróis. A gestão Armond foi marcada pela defesa da continuidade institucional e do enquadramento da memória do fundador e colecionador; pela luta pela sustentação material do Museu, inclusive com uma forte aproximação com o regime civil e militar; e pela busca da profissionalização de quadros e do dinamismo das ações. Assim, a análise das comemorações cívicas, dos guias de divulgação e das exposições permite uma aproximação das ativações memoriais ensejadas por Armond, com atenção para as continuidades, as negociações e as transformações dos projetos, especialmente em sua dimensão pedagógica.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Carina Martins
Data
28 de maio de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16686 | 10.26512/museologia.v2i3.16686
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 2 n. 3 (2013); 47 | 2238-5436
Assuntos
Intelectuais. Ensino de história. Museus. | Enseignement de l’histoire. Intellectuels. Musees.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion